Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos específicos.
Métodos de Ensino
Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo para explicação dos assuntos teóricos e haverá avaliação individual
e em grupo de casos simples de tomadas de decisão.
Os alunos devem realizar um trabalho de pesquisa sobre um determinada temática com realização de relatório e
apresentação oral, o qual poderá ser realizado em grupo. Em algumas aulas, de tipo mais tutorial, a metodologia é por
competências. Há acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas e orientação dos trabalhos de
pesquisa. Realizar-se-ão visitas de estudo sempre que possível. Noutras aulas os alunos analisam casos de estudo.
Resultados de Aprendizagem
Sensibilizar os alunos para os conceitos e procedimentos relacionados com Qualidade e a implementação de
um Sistema de Gestão da Qualidade e em particular no sector da construção.
Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de
decisão; Autoaprendizagem;
Trabalho em equipa; Comunicação escrita e oral.
Competências específicas: Conhecer e interpretar a legislação e normas mais relevantes, analisar e compreender os
sistemas de gestão qualidade, bem como os documentos, sistemas e processos utilizados para a sua implementação.
Os estudantes adquirirão competências ao nível da gestão e tomada de decisão.
Programa
1. Introdução à Qualidade
Definições; Origem dos problemas; Mitos; Modelos; Perspetiva histórica; Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ);
Normas de Garantia; Qualidade Total.
2. Formalização do Sistema da Qualidade (SQ)
Responsabilidade; Recursos do SQ; Preparação do Plano da Qualidade; Controlo da conceção, da documentação e dos
processos; Controlo de não conformidades; Ações corretivas e preventivas; Auditorias internas; Controlo estatístico
do processo; Custos.
3. Integração da Função Qualidade na Gestão
Noção de ciclo de vida do SGQ; Garantia da Qualidade e Gestão; Qualidade e competitividade; Qualidade e estratégia;
Inovação vs. Melhoria contínua.
4. Aceitação de produto com base em planos de amostragem
5. Ferramentas para a Qualidade
6. Metrologia e controlo de equipamentos de monitorização e medição
7. Qualidade na construção
Referenciais da qualidade na construção; Marcação CE dos produtos da construção;
Métodos de avaliação da qualidade da construção
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Documentos fornecidos pelo docente.
A. Ramos Pires, (2004), Qualidade, Edições Silabo
C. Cruz e O. Carvalho, (1998), Qualidade – Uma filosofia de gestão, Texto Editora
B. Base e C. Cooper, (2000), Qualidade Total de Recursos Humanos, Editorial Presença
Instituto Português da Qualidade (2006), Séries de normas ISO 9001, ISO 17025, ISO 14001 e NP 4397, Instituto Português da Qualidade
Daniel, D.: Pillet, M, (2009), Qualidade na produção da ISO 9000 aos seis sigma, Edições Lidel
R. Fey e S. Gogue (1996), Princípios da gestão da qualidade, Fundação Calouste Gulbenkian
Rui Ferreira, (2000), Qualidade na Construção, Universidade do Minho