Gestão da Qualidade

Conhecimentos de Base Recomendados

Estatística básica

Domínio de MS-excel como utilizador intermédio

Métodos de Ensino

-Aulas expositivas de apresentação dos conceitos, modelos e procedimentos dos conteúdos programáticos, com apoio de Powerpoint.

-Aulas de resolução de problemas, envolvendo a análise, formulação e resolução de exercícios de aplicação dos conteúdos, especialmente de estatística aplicada à Qualidade, com uso sistemático do MsExcel.

-Aulas de discussão de casos, com trabalho de grupo e discussão alargada.

Resultados de Aprendizagem

Domínio do conceito de Qualidade, da sua evolução histórica e valor ao nível das políticas de desenvolvimento empresariais;

Familiarização com a formalização do sistema e normalização aplicável.

Noção da integração entre Qualidade, Estratégia e Marketing;

Interpretação e domínio das ferramentas da Qualidade, particularmente as ferramentas estatísticas.

Desenho de ferramentas de controlo da Qualidade, particularmente cartas de controlo e planos de aceitação;

Programa

1. Introdução à Garantia da Qualidade
Definições da Qualidade; Origem dos problemas da Qualidade; Mitos da Qualidade; Modelos de Qualidade;
Perspectiva histórica do desenvolvimento da Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade; Normas de Garantia da Qualidade; Qualidade Total.

2. Formalização do Sistema da Qualidade
Interpretação e implementação da norma ISO 9001:2015; Novos conceitos; Terminologia; Requisitos .
Gestão por processos; Documentação e Mapeamento de processos; Objetivos e indicadores;
Sistema Português da Qualidade.

3. Qualidade na Gestão
Noção de ciclo de vida e SGQ; Garantia da Qualidade e Gestão; Qualidade e competitividade; Qualidade e
estratégia; Inovação vs. Melhoria contínua.

4. Ferramentas para a Qualidade
Folhas de verificação; Histogramas; Diagramas de Pareto; Diagramas de “espinha de peixe”; Gráficos de
tendência; Fluxogramas; cartas de controlo.

5. Controlo Estatístico da Processo
Estatística aplicada à Qualidade: principais distribuições e teorema do limite central; Detecção de tendências processuais; Cartas de controlo para atributos e para variáveis; Capacidade do processo.

6. Aceitação de produto com base em planos de amostragem
Planos de amostragem para atributos e para variáveis; Curvas de operação; Planos de amostragem standard.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Pires, A., (2016), “Sistemas de Gestão da Qualidade”, (2ª ed.), Edições Sílabo

Pires, A., (2018), “Estatística para a Qualidade”, Edições Sílabo,

António, N., Teixeira, A., & Rosa, A., (2016), Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, 2a ed. Edições Sílabo,

Roldão, V. , & Ribeiro, J., (2007), Gestão das Operações-Uma abordagem Integrada, Ed. Monitor,

Lisboa, J., & Gomes C., (2008), Gestão de Operações, (2ªEd), Vida Económica;