Conhecimentos de Base Recomendados
Estatística básica
Domínio de MS-excel como utilizador intermédio
Métodos de Ensino
-Aulas expositivas de apresentação dos conceitos, modelos e procedimentos dos conteúdos programáticos, com apoio de Powerpoint.
-Aulas de resolução de problemas, envolvendo a análise, formulação e resolução de exercícios de aplicação dos conteúdos, especialmente de estatística aplicada à Qualidade, com uso sistemático do MsExcel.
-Aulas de discussão de casos, com trabalho de grupo e discussão alargada.
Resultados de Aprendizagem
Domínio do conceito de Qualidade, da sua evolução histórica e valor ao nível das políticas de desenvolvimento empresariais;
Familiarização com a formalização do sistema e normalização aplicável.
Noção da integração entre Qualidade, Estratégia e Marketing;
Interpretação e domínio das ferramentas da Qualidade, particularmente as ferramentas estatísticas.
Desenho de ferramentas de controlo da Qualidade, particularmente cartas de controlo e planos de aceitação;
Programa
1. Introdução à Garantia da Qualidade
Definições da Qualidade; Origem dos problemas da Qualidade; Mitos da Qualidade; Modelos de Qualidade;
Perspectiva histórica do desenvolvimento da Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade; Normas de Garantia da Qualidade; Qualidade Total.
2. Formalização do Sistema da Qualidade
Interpretação e implementação da norma ISO 9001:2015; Novos conceitos; Terminologia; Requisitos .
Gestão por processos; Documentação e Mapeamento de processos; Objetivos e indicadores;
Sistema Português da Qualidade.
3. Qualidade na Gestão
Noção de ciclo de vida e SGQ; Garantia da Qualidade e Gestão; Qualidade e competitividade; Qualidade e
estratégia; Inovação vs. Melhoria contínua.
4. Ferramentas para a Qualidade
Folhas de verificação; Histogramas; Diagramas de Pareto; Diagramas de “espinha de peixe”; Gráficos de
tendência; Fluxogramas; cartas de controlo.
5. Controlo Estatístico da Processo
Estatística aplicada à Qualidade: principais distribuições e teorema do limite central; Detecção de tendências processuais; Cartas de controlo para atributos e para variáveis; Capacidade do processo.
6. Aceitação de produto com base em planos de amostragem
Planos de amostragem para atributos e para variáveis; Curvas de operação; Planos de amostragem standard.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Pires, A., (2016), “Sistemas de Gestão da Qualidade”, (2ª ed.), Edições Sílabo
Pires, A., (2018), “Estatística para a Qualidade”, Edições Sílabo,
António, N., Teixeira, A., & Rosa, A., (2016), Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, 2a ed. Edições Sílabo,
Roldão, V. , & Ribeiro, J., (2007), Gestão das Operações-Uma abordagem Integrada, Ed. Monitor,
Lisboa, J., & Gomes C., (2008), Gestão de Operações, (2ªEd), Vida Económica;