Métodos de Ensino
Os métodos de ensino terão por base a explanação teórica-prática através de exposição oral com apoio de meios audiovisuais, aplicação prática com exercícios e prática simulada.
Avaliação Teórico-prática – 60%
Avaliação Prática (trabalhos e exercícios em aula) – 40%
Notas mínimas de 9,5 valores em cada uma das matrizes
Avaliação por exames de acordo com regulamento académico
Resultados de Aprendizagem
CONHECIMENTOS:
Métodos de tratamento das águas residuais e o regime de conceção, instalação e exploração dos sistemas públicos
Sistemas analíticos de monotorização de efluentes
Sistemas de monotorização e tratamento de águas recreativas
Doenças de origem hídrica em especial da legionella
APTIDÕES:
Interpretar a componente analítica das águas para fins recreativos;
Identificar e caracterizar a origem, composição e características das águas residuais;
Interpretar a componente analítica da água residual;
Compreender os métodos de tratamento das águas residuais e o regime de conceção, Instalação e exploração dos sistemas públicos
COMPETÊNCIAS:
Elaborar e implementar programas de vigilância e de controlo das águas para fins recreativos nomeadamente águas balneares marítimas e fluviais, águas de piscinas e parques aquáticos;
Planear e implementar programas de monitorização e de controlo de cianobactérias
Elaborar e executar programas de controlo e prevenção da legionella.
Programa
ÁGUA PARA FINS RECREATIVOS
• águas balneares marítimas
• águas balneares fluviais
• águas de piscinas
• parques de diversão aquática
• programa de vigilância da qualidade da água
• componente analítica
ÁGUAS RESIDUAIS
• origem, composição e caracteristicas
• componente analítica
• métodos de tratamento das águas residuais urbanas
• métodos de tratamento das águas residuais industriais
• estações de tratamento de águas residuais urbanas e industriais
• regime de concepção, instalação e exploração dos sistemas públicos e prediais de distribuição de água e drenagem de águas residuais
CIANOBACTÉRIAS
• definição; caracterização e identificação dos principais géneros potencialmente tóxicos
• riscos para a saúde e ambiente
• origem superficial e em águas balneares
DOENÇA DOS LEGIONÁRIOS
• fatores de aparecimento da legionella
• riscos para a saúde e ambiente
• programas de controlo e prevenção de legionella
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ACHA, P. N.; SZYFRES, B. Zoonosis y enfermedades transmisibles comunes al hombre y a los animales. 3.ed. Washington: OPAS, 2001. 416p.
AGUDELO-SUAREZ, Angela N. Aproximación a la complejidad de las zoonosis en Colombia. Rev. salud pública, Bogotá , v. 14, n. 2, abr. 2012 .
VASCONCELLOS, S. A. 2013. Zoonoses: Conceito; CEVISA Online. Disponível em: http://www.praiagrande.sp.gov.br/arquivos/cursos_sesap2/Zoonoses%20Conceito.pdf. Acesso em 21 de março de 2016.
OMS – Organização Mundial da Saúde. Zoonoses. Disponível em: http://www.who.int/topics/zoonoses/en/. Acesso em 04 de abril de 2016.
Doenças associadas a artrópodes vetores e roedores – INSA – 2.ª Edição – Maria Sofia Núncio e Maria João Alves ISBN 978-972-8643-90-4 Lisboa, 2019