Métodos de Ensino
Aulas expositivas, exercícios em sala de aula, trabalho de grupo, simulação de auditoria.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se desenvolver objetivos do curso na área da Qualidade e Trabalho em Equipa
Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos adquiram o conhecimento das técnicas e métodos
mais usuais da Gestão da Qualidade, a par da correcta compreensão dos conceitos subjacentes a essa
filosofia de gestão.
-Compreender a evolução do conceito de Qualidade
-Compreender a família de Normas ISO 9000 (9000, 9001 e 19011)
Programa
1.Conceitos Fundamentais: Qualidade; Controlo de Qualidade; Garantia de Qualidade; Gestão da Qualidade
Total.
2.Algumas visões sobre a qualidade: As visões de Deming, Crosby e Juran.
3.Sistemas de Gestão da Qualidade: Estudo das Normas da Série ISO 9000.
4.Auditorias da Qualidade.
5.Avaliação da Qualidade: Custos de Qualidade.
6.Melhoria da Qualidade: Projectos de melhoria da Qualidade; Metodologias para a melhoria da Qualidade;
Técnicas de melhoria da Qualidade.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Apontamentos fornecidos pelo docente a disponibilizar na página da internet www.esac.pt/noronha
Normas ISO 9000, 9001 e 19011
Pereira da Cruz C., 2009. Balanced Scorecard – Concentrar uma organização no que é essencial. Grupo editorial
Vida Económica.
Ramos Pires A., 2004. Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade. 3ª Edição. Edições Sílabo.
Fey R. , Gogue J.M., 1989. Princípios da Gestão da Qualidade. Fundação Calouste Gulbenkian.
Dale B., Cooper C., 1995. Qualidade Total e Recursos Humanos. Editorial Presença.
Norma ISO 9004