Gestão das marcas digitais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.

 A avaliação continua compreende a realização de um trabalho de grupo (90%). A presença e participação em aula representam 10% da classificação final.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o valor da cooperação entre as disciplinas de marketing e tecnologia, no contexto das estratégias digitais e omnicanal.

Identificar abordagens e tecnologias emergentes e aplicá-las a contextos de gestão de marcas digitais, numa perspetiva estratégica centrada no cliente.

Analisar de que forma a tecnologia de marketing (martech) apoia as abordagens de gestão de marcas digitais e marketing omnicanal, alavancadas nos dados e conhecimento do comportamento do consumido

Programa

1. A 5ª Revolução industrial – mudanças na sociedade e os impactos no marketing

2. Transformação digital e a gestão de marcas digitais

3. Estratégia e  gestão de marcas digitais

4. O marketing e as marTech

5. A jornada do consumidor e omnicanalidade

6. Strategic marketing analytics

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho de grupo - 90.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

KOTLER, P.; Kartaja, H.; Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0. JOHN WILEY & SONS INC.

KOTLER, P.; Kartaja, H.; Setiawan, I.(2017). Marketing 4.0. Lisboa: Atual Editora.

VISSER, M., SIKENGA, B., BERRY, M. (2021). Digital Marketing Fundamentals (2ª ed.). Noordhoff/Routledge.

ALFONSO, D. (2022). The Martech Handbook – build a technology stack to attract and retain customers. KoganPage.

AMMERMAN, W. (2019). The Invisible Brand – marketing in the age of automation, big data and machine learning. McGrawHill.

JUDE, G. e SMITH, A. (2021). Retail Innovation Reframed – how to transform operations and achieve purpose-led growth and resilience. KoganPage.

KING, K. (2019). Using Artificial Intelligence in Marketing – how to harness AI and maintain the competitive edge. KoganPage.

KING. K. (2022). AI Strategy for Sales and Marketing – connecting marketing, sales, and customer experience. KoganPage.

MOUTINHO, L., TEIXEIRA, N. & ZEFERINO, A. (2022). Marketing Futureland. LISBOA: Edições Lidel