Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino baseiam-se em aulas teórico-práticas, favorecendo os métodos expositivo, interrogativo e ativo, assentando em exercícios práticos/ fichas de trabalho e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos Estudantes. Para obterem aprovação (mínimo 10 valores), os Estudantes terão de optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1) Exame
A avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.
2) Avaliação contínua/ periódica
A avaliação contínua/ periódica resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) realização de uma prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (50%); b) realização de um trabalho prático em grupo, que deverá ser apresentado/ defendido oralmente (35%), cuja ponderação se divide em componente escrita (25%) e componente oral (10%); c) realização de exercícios no decorrer das aulas (15%).
Resultados de Aprendizagem
Entender tendências, evolução e posicionamento da gastronomia no âmbito dos empreendimentos turísticos e gastronómicos;
Reconhecer a tipologia, estrutura e organização funcional dos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de restauração e bebidas, nomeadamente a interligação das diversas áreas operacionais;
Compreender a importância da estratégia na gestão de empreendimentos turísticos e gastronómicos;
Conhecer princípios, variáveis e ferramentas de gestão estratégica no âmbito dos empreendimentos turísticos e gastronómicos, aplicando métodos de otimização de receitas;
Identificar o ciclo operacional e princípios de funcionamento dos departamentos de Alojamento e de F&B e aplicar processos de gestão e sistemas de controlo;
Programa
1.A Gastronomia como produto turístico no âmbito dos empreendimentos turísticos: Enquadramento, concetualização e evolução
2. Os empreendimentos turísticos em Portugal: Tipologias e tendências
3.A importância da estratégia na gestão de empreendimentos turísticos e gastronómicos: Princípios, variáveis e ferramentas
4. A organização dos empreendimentos turísticos e gastronómicos: Estruturação e especificidades do negócio
5. Gestão e controlo departamental em hotelaria: Gestão operacional de Alojamento e de F&B
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 15.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Frequência - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cross, R., Higbie, J. , & Cross, Z. (2011). Milestones in the application of analytical pricing and revenue management. Journal of Revenue and Pricing Management, 10(1), 8-18.
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Shaheen, O.; Morsy, M.; Qoura, O. & Zaki, K. (2021). The Effect of Yield Management on Food & Beverage Department Profitability in Five-Star Hotels: A qualitative approach. International Journal of Heritage, Tourism and Hospitality, 15 (1), 127-138.
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