Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
No âmbito das metodologias de ensino usa-se o método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos, bem como os métodos dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, ou seja, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade empresarial. Os alunos resolvem casos práticos, que sejam semelhantes às situações que irão ter na sua vida profissional.
Resultados de Aprendizagem
Proporcionar uma visão geral das organizações e da gestão no contexto das sociedades atuais. Compreender os requisitos dos negócios das empresas, aplicando alguns modelos de análise. Compreender a origem e o significado do marketing.
Explicar diferentes abordagens teóricas à liderança e motivação de pessoas e relacioná-las com o dia-a-dia das organizações.
Compreender os conceitos, métodos e critérios para a preparação e divulgação da informação contabilística normalizada. Compreender a relevância da Contabilidade no apoio à tomada de decisões. Utilizar técnicas e modelos de avaliação de gestão financeira. Planear e fundamentar as decisões financeiras no curto, médio e longo prazo. Elaborar os documentos financeiros previsionais. Compreender e fundamentar as decisões de investimento e os instrumentos de financiamento.
Compreender e utilizar as ferramentas de planeamento de projetos.
Dotar os alunos de conceitos de planeamento e gestão das operações.
Capacitar para prever necessidades, planear e escalar recursos, assegurando o cumprimento de metas e otimizando as operações.
Programa
Módulo 1 – Gestão Estratégica e Financeira
Organizações e a gestão. As funções e os níveis de gestão. Os objetivos das empresas e os stakeholders. A gestão estratégica das organizações: análise, formulação, implementação e controlo. O Marketing e a sociedade: criar valor, satisfazer necessidades e facilitar as trocas. Os mercados e a sua segmentação. O marketing-mix. A gestão de recursos humanos e o comportamento organizacional. Motivação e liderança. Contabilidade Geral e de Gestão. Normalização Contabilística -SNC. Dinâmica patrimonial. Estudo das contas. Demonstrações Financeiras. Balanço. Demonstração dos Resultados. Gestão Financeira. Instrumentos, Métodos e Técnicas de Análise. Estudo da Rendibilidade. Estudo do Equilíbrio Financeiro. Planeamento Financeiro. Análise de Risco. Análise Económica e Financeira de Investimento. Mapas dos fluxos financeiros dos investimentos. Ferramentas da avaliação.
Módulo 2 Gestão das Operações
Previsão da procura. Planeamento agregado da produção e Plano diretor de produção. Programação da produção em ambientes intermitentes e contínuos. Gestão de filas de espera. Programação e gestão de materiais e capacidades para procura Dependente (MRP/CRP). Gestão de inventário- modelos determinísticos e modelos estocásticos, procura contínua e procura discreta. Planeamento e controlo de projetos (CPM e PERT). Novas filosofias de produção (Lean, JIT, TQM).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
LISBOA, J. [et al.] , (2004), “Introdução à Gestão das Organizações”, editora Vida Económica,
ROBBINS, Stephen P.; COULTER, Mary, “Management”, Prentice-Hall, 6th ed. [658 ROB]
SEBASTIÃO TEIXEIRA, (1998),“Gestão das Organizações”, Alfragide ,McGraw-Hill
MARQUES PINTO, C.A. [et.al.] (2009).”Fundamentos de Gestão”, 2ª Ed.Lisboa, Editorial Presença
CARVALHO,J.E. (2009),”Gestão de Empresas”, 1ª Ed.Lisboa, Edições Sílabo
LISBOA,J. V., GOMES,C.F., (2018), “Gestão de Operações; Vida Económica”, 3ªEd, (cota ISEC 2A-4-80)
ROLDÃO, V. S., (2013), “Gestão de Projectos- Abordagem Instrumental ao Planeamento, Org. e Controlo”, 4ª ed, Ed. Monitor (cota ISEC 2A-2-14)