Gestão de Espaços Comerciais

Conhecimentos de Base Recomendados

n.a.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva
prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.
Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.

Resultados de Aprendizagem

a) Reconhecer os diferentes espaços comerciais
b) Identificar os aspetos a ter em consideração no design do espaço comercial
c) Compreender a envolvente legislativa e regulamentar em torno de um espaço comercial
d) Capacitar para a gestão das atividades em contexto de espaço comercial

Programa

Caraterização dos espaços comerciais de venda
   O sector grossista
   O sector retalhista
Noção de espaço comercial
Tipos de espaços comerciais
Planeamento do espaço comercial
   Localização do espaço comercial
   Design do espaço comercial
   Aspetos funcionais e técnicos
   Elementos Interiores e Exteriores
   O papel do Marketing no planeamento do design de espaços comerciais
   Barreiras ao livre planeamento de design de espaços comerciais
Legislação associada aos espaços comerciais
Gestão das atividades em espaço comercial
   A animação do espaço comercial
   Armazenagem e conservação de produtos
   Gestão de Equipamentos
o   Aquisição
o   Manutenção e Assistência
o   Outsourcing de Serviços
Gestão das Pessoas e da Comunicação em espaços comerciais

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Teste Escrito - 50.0%
  • - Trabalho prático - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame Escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Broto, C.; Design de Espaços Comerciais, Links International, 2007

Carvalho, J.A.; Gestão de Centros comerciais, Vida Económica, 2006

Pratas, J.; BRito, P. (2019) Distribuição: Gestão de pontos de venda e de retalho; Actual Editora, Lisboa

Rosseau, L. A. Manual de distribuição, Principia, 2014