Conhecimentos de Base Recomendados
n.a.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva
prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.
Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.
Resultados de Aprendizagem
a) Reconhecer os diferentes espaços comerciais
b) Identificar os aspetos a ter em consideração no design do espaço comercial
c) Compreender a envolvente legislativa e regulamentar em torno de um espaço comercial
d) Capacitar para a gestão das atividades em contexto de espaço comercial
Programa
Caraterização dos espaços comerciais de venda
O sector grossista
O sector retalhista
Noção de espaço comercial
Tipos de espaços comerciais
Planeamento do espaço comercial
Localização do espaço comercial
Design do espaço comercial
Aspetos funcionais e técnicos
Elementos Interiores e Exteriores
O papel do Marketing no planeamento do design de espaços comerciais
Barreiras ao livre planeamento de design de espaços comerciais
Legislação associada aos espaços comerciais
Gestão das atividades em espaço comercial
A animação do espaço comercial
Armazenagem e conservação de produtos
Gestão de Equipamentos
o Aquisição
o Manutenção e Assistência
o Outsourcing de Serviços
Gestão das Pessoas e da Comunicação em espaços comerciais
Métodos de Avaliação
- - Teste Escrito - 50.0%
- - Trabalho prático - 50.0%
- - Exame Escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Broto, C.; Design de Espaços Comerciais, Links International, 2007
Carvalho, J.A.; Gestão de Centros comerciais, Vida Económica, 2006
Pratas, J.; BRito, P. (2019) Distribuição: Gestão de pontos de venda e de retalho; Actual Editora, Lisboa
Rosseau, L. A. Manual de distribuição, Principia, 2014