Conhecimentos de Base Recomendados
Serão recomendados os conhecimentos de base na área do Marketing.
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Activa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo;
4. Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter alcançado os seguintes objectivos de aprendizagem:
a) Dominar os conceitos fundamentais da marca;
b) Conhecer os princípios do ordenamento jurídico das marcas;
c) Entender as dimensões e processo de desenvolvimento da identidade corporativa da marca;
d) Comparar os diferentes modelos do valor da marca;
e) Aplicar abordagens relacionais do marketing à gestão da marca através;
f) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.
Programa
1. Conceitos fundamentais da marca
2. Direito da marca
3. Identidade da marca
4. Valor da marca
5. Gestão relacional da marca
6. Investigação aplicada à marca
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame Escrito - 100.0%
- - trabalho de grupo (artigo científico) - 50.0%
- - Teste Escrito - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aaker, D. (1991). Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. The Free Press.
Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press.
De Chernatony, L. & McDonald, M. (2003). Creating Powerful Brands (3rd edition). Butterworth-Heinemann.
Kapferer, J.-N. (2007). The New Strategic Brand Management: Creating and Sustaining Brand Equity Long Term (3rd edition). Kogan Page.
Keller, K. (2008). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (3rd edition). Prentice Hall.
Keller, K.; Swaminathan, V. (2020). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (5th edition). Pearson.
Lencastre, P. (Ed.) (2007). O Livro da Marca. Dom Quixote.
Santo, P.; Cardoso, P. (2021). 500 Brand and Marketing Definitions: For researchers and professionals. Independently published