Gestão de Marcas

Conhecimentos de Base Recomendados

Serão recomendados os conhecimentos de base na área do Marketing.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Activa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo;

4. Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.

 

 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá ter alcançado os seguintes objectivos de aprendizagem:

a) Dominar os conceitos fundamentais da marca;
b) Conhecer os princípios do ordenamento jurídico das marcas;
c) Entender as dimensões e processo de desenvolvimento da identidade corporativa da marca;
d) Comparar os diferentes modelos do valor da marca;
e) Aplicar abordagens relacionais do marketing à gestão da marca através;
f) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Conceitos fundamentais da marca

2. Direito da marca

3. Identidade da marca

4. Valor da marca

5. Gestão relacional da marca

6. Investigação aplicada à marca

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame Escrito - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - trabalho de grupo (artigo científico) - 50.0%
  • - Teste Escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aaker, D. (1991). Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. The Free Press.

Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press.

De Chernatony, L. & McDonald, M. (2003). Creating Powerful Brands (3rd edition).  Butterworth-Heinemann.

Kapferer, J.-N. (2007). The New Strategic Brand Management: Creating and Sustaining Brand Equity Long Term (3rd edition).  Kogan Page.

Keller, K. (2008). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (3rd edition). Prentice Hall.

Keller, K.; Swaminathan, V. (2020). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (5th edition). Pearson.

Lencastre, P. (Ed.) (2007). O Livro da Marca. Dom Quixote.

Santo, P.; Cardoso, P. (2021). 500 Brand and Marketing Definitions: For researchers and professionals. Independently published