Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática: cálculo de áreas e volumes; Desenho: interpretação de peças desenhadas de projectos.Informática: manuseamento de software do tipo folha de cálculo e desenho.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada nas aulas teórico-práticas inclui, para cada tema, 4 etapas distintas. Na 1ª contextualizam-se os alunos com um resumo da evolução recente, ao que se segue a apresentação teórica da situação e metodologias actuais optando-se pelo método expositivo e inquisitivo. Na 3ª fase mostra-se como aplicar os conhecimentos transmitidos através da apresentação de exemplos resolvidos, relatos de situações reais e resolução de exercícios. Na última fase os alunos elaboram trabalhos práticos de interpretação técnico-científica e pesquisa, em grupo, fomentando o trabalho em equipa. As Tutoriais são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da resolução dos trabalhos. Avaliação: tem duas componentes de igual valor. A 1ª, de natureza contínua, inclui a elaboração de trabalhos práticos. A 2ª é constituída por um exame. A nota final resulta da soma das duas parcelas, sendo que, nenhuma poderá ter uma classificação inferior a 30% do respectivo total.
No presente ano lectivo pretende-se consolidar a introdução num conjunto de u.c.’s do grupo disciplinar de Construções a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projectos -ou Project Based Learning no original (PBL)-, que consiste na realização de trabalhos práticos no âmbito do projecto de uma moradia unifamiliar, com base num projecto real que inclui componentes desenvolvidas em várias u.c.’s, nomeadamente, Desenho e Sistemas Construtivos, Construções Civis e Gestão de Operações.
Assim, os alunos começam por trabalhar na fase de concepção da edificação, desenvolvendo soluções construtivas e pormenorizando-as de acordo com as regras da arte de bem construir e verificando o respeito pela legislação em vigor, elaborando projectos de especialidades, nomeadamente, o de desempenho energético, o de comportamento acústico e de redes prediais de abastecimento e drenagem de águas. De seguida elaboraram o mapa de quantidades de trabalhos necessários à concretização do projecto, e procedem ao cálculo de uma estimativa de custo, elaboraram o planeamento de todos os trabalhos quantificados e orçamentados, e finalmente simulam a construção através da elaboração de autos mensais de medição.
Tal como referido, o fio condutor de todo este processo é o facto de se tratar do mesmo edifício, e portanto, do mesmo projecto, o que permite aos alunos uma aplicação concreta e consistente dos conhecimentos transmitidos numa situação real.
Resultados de Aprendizagem
Obj.: foca os temas mais importantes para profissionais de empresas de construção e pretende desenvolver nos alunos, a capacidade de produzir propostas de preço para concursos de obras públicas e particulares, o conhecimento dos requisitos a cumprir para o ingresso e permanência na actividade de construção e o cálculo de autos de revisão de preços.
Comp. Genéricas: análise e compreensão do problema, selecção da metodologia de resolução e consequente aplicação; avaliação crítica dos resultados, procura de soluções alternativas e apresentação de resultados de acordo com critérios predefinidos.
Comp. Específicas: Adquirir conhecimentos, capacidade de compreensão e execução de medições e orçamentação de projectos de construção civil, bem como ao nível do cálculo da revisão de preços. Desenvolvimento das competências necessárias à preparação de propostas para empreitadas de obras públicas e à compreensão dos requisitos necessários ao ingresso e permanência na actividade de construção.
Programa
INTRODUÇÃO – Conceitos Gerais e intervenientes.
MEDIÇÕES NA CONSTRUÇÃO – Introdução, justificação e objectivos; Princípios e unidades base. Critérios e Regras de Medição na Construção Regras gerais e específicas; Ferramentas auxiliares e métodos expeditos.
ORÇAMENTAÇÃO – Orçamentação de uma empreitada Estudos preliminares Composição de custos: custos de mão-de-obra e encargos incidentes; custos de materiais; custos de equipamentos e cálculo de custos horários; Custos directos, de estaleiro, indirectos e lucros/imprevistos; Elaboração da proposta de preço e da lista de preços unitários. Informação sobre custos, fichas de rendimento e elaboração de bancos de dados.
CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS (DL18/2008) – Disposições Gerais; Tipos de Procedimentos; Execução da Empreitada; Sub-Empreitadas e Disposições Finais.
ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO – Regras para o ingresso e permanência na actividade de construção.
REVISÃO DE PREÇOS – Enquadramento e Conceitos Gerais; Cálculo de Autos de RP
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
“Curso sobre Regras da Medição na Construção”, M. Santos Fonseca, 2010, LNEC.
Informação sobre Custos, Fichas de Rendimento, LNEC.
“Organização e Gestão de Obras”, A. Correia dos Reis, 2007, Edições Técnicas ETL, Lda, Lisboa. “Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia”, João Coutinho-Rodrigues, Ediliber, Coimbra
Legislação específica em vigor
Excertos bibliográficos pontuais disponibilizados aos alunos no decorrer das aulas Textos de apoio elaborados pelo docente.