Gestão de Pessoas e de Equipas

Resultados de Aprendizagem

1. Cultivar uma visão estratégica e integrada do papel do Capital Humano nas empresas, relacionadas com os
objetivos e resultados organizacionais.
2. Gerir pessoas e equipas. Apresentando modernas técnicas de liderança, avaliação e gestão de pessoas e
equipas. O papel do gestor na formação e desenvolvimento de equipas, definição de objetivos e avaliação das
equipas. Gestão de conflito no seio da equipa. A comunicação na equipa. Realização de dinâmicas visando
resultados com inovação. E desenvolver competências comportamentais e de gestão facilitadoras da
realização de objectivos dos Recursos Humanos, dentro das equipas.
3. Caracterizar as perspectivas de evolução e os novos desafios nesta área da gestão, nomeadamente na
gestão das competências, liderança e motivação das equipas e avaliação de desempenho na perspectiva dos
resultados.

Programa

1. Ambiente Empresarial e a Gestão das Pessoas
2. Desenvolvimento de Competências
3. Processos e Modelos de Gestão de Desempenho
4. Desenvolvimento das Equipas
5. A Gestão e Liderança das Equipas de Trabalho
6. Gestão de Conflitos e Negociação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1 – Bancaleiro, J. – Balanced Scorecard de Capital Humano, RH Editora, 2006
2 – Blanchard, K., Um nível superior de liderança (2006), Lisboa, Actual Editora
3 – Câmara, P., Guerra, P., Rodrigues, J., (2007), Novo Humanator – Recursos Humanos e Sucesso Empresarial,
9 ed., Lisboa, Dom Quixote
4 – Chiavenato, I. – Recursos Humanos, Editora Atlas, 2004
5 – Cunha, M. e outros – Manual Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2007
6 – Decenzo, e S. Robbins – Human Resource Management, John Wiley & Sons, 1999
7 – Dutra, Joel de Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa
moderna. Atlas, 2004.
8 – Mathis, R., Jackson, J., (2006), Human Resource Management, 11 ed., Mason, Thomson
9 – Peretti, J. – Recursos Humanos, Sílabo, 1999
10 – Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C. (2006), Manual de Comportamento
Organizacional e Gestão, Lisboa, rh Editora