Gestão de Produtos e Marcas

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
– Metodologias Verbais (dizer), uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debatee;
– Metodologias Intuitivas (mostrar), uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
– Metodologias Activas (fazer), uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto,
Estudo de Casos.
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Regime de avaliação periódica: duas provas escritas (35% cada) e um trabalho (30%);
2. Regime de exame final: exame escrito com ponderação de 100%.

Resultados de Aprendizagem

– Desenvolver compreensão do conceito de produto, sua classificação e papel nas organizações.
– Compreender as diversas opções estratégicas e políticas para a gestão de linha de produtos.
– Perceber o papel da embalagem e do preço na formulação da estratégia de produto e a sua interacção com outras variáveis de marketing
– Entender a importância da marca para o produto, os seus componentes e as diversas oportunidades e desafios que esta coloca aos gestores de marketing.
– O desenvolvimento da compreensão do conceito de produto, sua classificação e papel nas organizações.
– Compreender o processo de inovação e desenvolvimento de novos produtos.
– Perceber o papel da embalagem e do preço na formulação da estratégia de produto e a sua interacção com outras variáveis de marketing.
– Entender a importância da marca para o produto, os seus componentes e as diversas oportunidades e desafios que esta coloca aos gestores de marketing.

Programa

A)Gestão de Produto
1. A gestão de produto
2. Táctica de produto
2. 1.Estratégia de marketing e táctica de produto
3. A gestão operacional do produto
3.1. A execução do plano de Marketing
3.2. Correcção dos desvios ao plano
3.3. Decisões operacionais
B) A gestão de marca
1. Introdução ao estudo da gestão de marca
2. O valor da marca
3. Tácticas de marca
4. Marcas e Gestão de Marcas
C) A gestão do preço
1. Introdução ao estudo da gestão do preço
2. Sensibilidade dos clientes ao preço
3. Objectivos de preço
4. Métodos de determinação de preço
5. Tácticas de preço
6. A relação da gestão do preço com as outras variáveis do marketing-mix

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AAKER, David A., Managing Brand Equity, New York, The Free Press, 1991
CRAWFORD. C. Merle e DI BENEDETTO, C. Anthony, New Products Management, 7.ª ed., McGraw-Hill/Irwin,
2002
Davies, Gary et al. (2002), Corporate Reputation and Competitiveness, Routledge.
JAIN, Subhash C., Marketing Planning & Strategy, 7.ª ed. Thomson Learning, 2004
KAHN, Kenneth B., New Product Forecasting: An Applied Approach, M. E. Sharpe, 2006
KAPFERER, Strategic Brand Management, Kogan Page, 1998
KELLEY, Tom e LITTMAN, Jonathan, The Art of Innovation: Lessons in creativity from Ideo, New York,
Currency, 2001
LESTER, Richard K. e PIORE, Michael J., Innovation: The missing dimension, Harvard Univerity Press, 2004
MONROE, Kent, Pricing: Making Profitable Decisions, 3.ª ed., McGraw-Hill/Irwin, 2002
NAGLE, Thomas T. e HOLDEN; Reed K., The Strategy and Tactics of Pricing, 3.ª ed., Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 2002