Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta UC são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1.Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações dão definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
2.Método experimental: método ativo, onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projeto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e refletivo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da UC o aluno esteja habilitado a:
1.Planear e gerir projetos de software (nível 2 do modelo CMM ou Norma Spice);
2.Planear e calendarizar tarefas e prazos;
3.Controlar o processo de alterações;
4.Gerir a qualidade;
5.Gerir os riscos;
6.Estimar e gerir custos be recursos;
7.Lidar com questões sociais e organizacionais em grupos de grande diminsão.
Programa
1.Técnicas de projeto de software: CMM e Spice;
2.Fases de um projeto: Software Concept; Requeriments Development; Architectural Design; Detailed Design; Coding and debugging e Software Release.
3.Planeamento, estimação e calendarização de tarefas (Diagrama de Gantt);
4.Controlo de alterações e ciclo de um projeto;
5.Gestão da qualidade: Processo de revisão e inspeção de documentos e código;
6.Gestão de riscos;
7.Ferramentas de apoio à gestão de projetos;
8.Questões sociais e organizacionais em grupos de grande dimensão.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - um projeto de grupo - 90.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
- - um projeto em grupo - 90.0%
Estágio(s)
NAO