Gestão de Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta UC são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1.Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações dão definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2.Método experimental: método ativo, onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projeto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e refletivo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da UC o aluno esteja habilitado a:

1.Planear e gerir projetos de software (nível 2 do modelo CMM ou Norma Spice);

2.Planear e calendarizar tarefas e prazos;

3.Controlar o processo de alterações;

4.Gerir a qualidade;

5.Gerir os riscos;

6.Estimar e gerir custos be recursos;

7.Lidar com questões sociais e organizacionais em grupos de grande diminsão.

Programa

1.Técnicas de projeto de software: CMM e Spice;

2.Fases de um projeto: Software Concept; Requeriments Development; Architectural Design; Detailed Design; Coding and debugging e Software Release.

3.Planeamento, estimação e calendarização de tarefas (Diagrama de Gantt);

4.Controlo de alterações e ciclo de um projeto;

5.Gestão da qualidade: Processo de revisão e inspeção de documentos e código;

6.Gestão de riscos;

7.Ferramentas de apoio à gestão de projetos;

8.Questões sociais e organizacionais em grupos de grande dimensão.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - um projeto de grupo - 90.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
Avaliação final
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
  • - um projeto em grupo - 90.0%

Estágio(s)

NAO