Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da metodologia expositiva, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demonstração/ análise de casos reais e simulação com recurso aos respetivos instrumentos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da relevância organizacional da gestão de recursos humanos. Pretende-se que os alunos conheçam abordagens, metodologias e instrumentos de gestão de recursos humanos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.
Competências a desenvolver:
– Compreender a relevância do fator humano nas organizações.
– Conhecer as atividades de gestão de recursos humanos e a respetiva necessidade de alinhamento estratégico organizacional.
– Conhecer práticas de employer branding, adequadas aos diferentes contextos organizacionais.
– Interpretar processos de descrição e análise de funções.
– Participar na estruturação de processos de atração, seleção e integração de novos colaboradores.
– Reconhecer a centralidade da avaliação de desempenho, enquanto parte do processo de gestão do desempenho, interpretando instrumentos e metodologias, de forma a poder intervir em diferentes fases/momentos.
– Compreender os efeitos da internacionalização sobre as estratégias e práticas de GRH.
– Interpretar práticas eficazes de preparação e acompanhamento de processos de expatriação.
– Compreender a atual relevância da formação, desenvolvimento de competências e do planeamento de carreiras.
Programa
1. Relevância, evolução e enquadramento organizacional da GRH
1.1. O paradigma atual da gestão: As pessoas como o principal fator competitivo.
1.2. A evolução da função GRH, ancorada nas teorias organizacionais.
1.3. Subsistemas da gestão de recursos humanos: As principais funções, atividades e objetivos.
1.4. a Gestão estratégica de RH: Abordagens hard e soft e o alinhamento com a estratégia organizacional.
1.5. A centralidade da descrição e análise de funções: Processo e métodos.
2. Atração, Seleção e Integração
2.1. Atração – Recrutamento
2.1.1. Tipos e fontes de recrutamento tradicionais Vs o e.recruitment, e o social recruitment .
2.1.2. Employer branding: A atratividade do empregador e a atração e retenção de talentos.
2.1.3. Definição do perfil profissional – Ficha de critérios de seleção e elaboração da publicação.
2.2. Seleção, Acolhimento e Integração
2.2.1. A entrevista tradicional Vs a entrevista comportamental (CBBI) e a entrevista situacional.
2.2.2. A tomada da decisão de seleção e as entrevistas finais.
2.2.3. O processo de acolhimento e integração de novos colaboradores – métodos e práticas.
2.2.4. Práticas de validação do processo de seleção e de integração.
3. Avaliação e Gestão do Desempenho
3.1. A evolução do conceito e dos objetivos da avaliação: Da avaliação à gestão do desempenho.
3.2. Os métodos de avaliação tradicionais Vs as tendências atuais de avaliação.
3.3. Formulação de indicadores e de metas: a importância dos objetivos “SMART”.
3.4. Fases de implementação do processo e o ciclo da avaliação.
3.5. Condução de entrevistas de avaliação e plano de desenvolvimento pessoal.
4. Gestão Internacional de Recursos Humanos
4.1. Estratégias e as práticas organizacionais em contexto internacional.
4.2. A dimensão nacional nas culturas organizacionais.
4.3. Influência do contexto cultural sobre as práticas fundamentais de gestão RH.
4.4. Expatriação: Processo, objetivos organizacionais e ajustamento sociocultural dos expatriados.
4.5. Vantagens e desvantagens organizacionais da seleção de expatriados Vs. autóctones.
5. Formação, Desenvolvimento de Competências e Carreiras
5.1. Objetivos e tipologias de formação e desenvolvimento nas organizações.
5.2. Do diagnóstico das necessidades de formação à validação e avaliação dos impactos.
5.3. Estádios do desenvolvimento de carreira: Os planos de gestão de carreiras.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
– Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. & Gomes, J.S. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª Ed.) Lisboa: Edições Sílabo.
– Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2009). Manual de gestão transcultural de recursos humanos. Lisboa: RH Editora.
– Textos de Apoio – Gestão de recursos humanos. disponibilizados no Nonio – inforestudante da UC
Bibliografia complementar:
– Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ºEd.). Lisboa: Editora RH.
– Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong´s handbook of human resource management practice (13th Ed.). London, UK: Kogan Page.
– Caetano A. & Vala. J. (2007). Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas (3ª Ed.). Lisboa: RH Editora.
– Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ºEd.). Lisboa: Editora RH.
– Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições Técnicas.
– O´Meara, B. & Petzall, S. (2013). The Handbook of strategic recruitment and selection: A systems approach. Bingley: UK. Emerald Group Publishing.
– Sousa, M.J., Duarte, T., Sanches, P.G. & Gomes, J. (2006). Gestão de recursos humanos: métodos e práticas. Lisboa: Lidel Edições Técnicas.