Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par dos conceitos e abordagens teóricas, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demostração/ análise de casos reais e simulação com recurso aos respetivos instrumentos práticos.
A avaliação contemplará a realização de trabalhos práticos, aplicados às temáticas da UC e, ainda, teste escrito de avaliação de conhecimentos.
Resultados de Aprendizagem
– Compreender a relevância do fator humano nas organizações.
– Conhecer e compreender as atividades de gestão de recursos humanos e a respetiva necessidade do alinhamento estratégico numa organização do setor público.
– Interpretar e conceber processos e métodos de análise e definição de perfil profissional.
– Conhecer e interpretar procedimentos concursais no contexto da administração pública.
– Participar na estruturação e condução de processos de seleção e integração de novos colaboradores, adequando, de forma eficaz, as diferentes metodologias.
– Compreender a centralidade da avaliação de desempenho, enquanto parte de um sistema de gestão do desempenho, interpretando o SIADAP, de forma a intervir enquanto avaliador e/ou avaliado nas diversas fases/momentos do sistema de avaliação.
– Compreender a atual relevância da formação e do desenvolvimento de competências, conhecendo métodos/tipos de formação, aplicando metodologias de gestão da formação e de desenvolvimento de competências individuais e de equipa.
Programa
1. Introdução: A relevância do fator humano nas organizações
1.1. Contextualização da gestão de recursos humanos no setor público
1.2. Subsistemas da GRH e o alinhamento estratégico com a organização.
2. Recrutamento, Seleção e Integração
2.1. Análise de funções e definição do perfil profissional: Processos e métodos.
2.2. Tipos e fontes de recrutamento: Procedimentos concursais – BEP e CRESAP.
2.3. Tipos e Metodologias de entrevistas de seleção: Tradicional Vs comportamental e situacional.
2.4. Caraterização geral e exemplificação de provas de seleção.
2.5. Entrevistas finais e tomada da decisão de seleção.
2.6. Processo de acolhimento e integração de novos colaboradores.
3. Avaliação e Gestão do Desempenho
3.1. Da avaliação de desempenho à gestão de desempenho: Evolução do conceito e das práticas
3.2. Formulação de indicadores e de metas.
3.3. O SIADAP: Processos e o ciclo da avaliação.
3.4. Condução das reuniões de avaliação e plano de desenvolvimento pessoal.
4. Formação e Desenvolvimento de Competências
4.1. Métodos e tipologias de formação profissional.
4.2. Do diagnóstico das necessidades (LNF) de formação à validação e avaliação dos impactos.
4.3. Enpowerment e coaching de pessoas e equipas.
. Introduction: The relevance of the human factor in organizations
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ª Ed.). Lisboa: Editora RH.
Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições.
Carapeto, C. & Fonseca F. (2006). Administração pública: Modernização, qualidade e inovação (2ª Ed.). Lisboa: Sílabo.
Mondy, R.W. & Martocchio. J.J. (2016). Human resource management (14th Ed.): Boston: Pearson.
Oliveira e Rocha, J.A. (2007). Gestão de recursos humanos na administração pública (2ª Ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Rego, A.; Pina e Cunha, M.; Gomes, J.F.S.; Campos e Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C. & Marques, C.A. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ªEd.). Lisboa: Edições Sílabo.
Secretaria de Estado da Administração Pública (2004). Avaliação de desempenho: Manual de apoio. Lisboa: SEAP, Ministério das Finanças.