Gestão de Recursos Humanos no Setor Público

Métodos de Ensino

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par dos conceitos e abordagens teóricas, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demostração/ análise de casos reais e simulação com recurso aos respetivos instrumentos práticos.

 

A avaliação contemplará a realização de trabalhos práticos, aplicados às temáticas da UC e, ainda, teste escrito de avaliação de conhecimentos.

Resultados de Aprendizagem

–  Compreender a relevância do fator humano nas organizações.

– Conhecer e compreender as atividades de gestão de recursos humanos e a respetiva necessidade do alinhamento estratégico numa organização do setor público.

–  Interpretar e conceber processos e métodos de análise e definição de perfil profissional.

–  Conhecer e interpretar procedimentos concursais no contexto da administração pública.

 – Participar na estruturação e condução de processos de seleção e integração de novos colaboradores, adequando, de forma eficaz, as diferentes metodologias.

– Compreender a centralidade da avaliação de desempenho, enquanto parte de um sistema de gestão do desempenho, interpretando o SIADAP, de forma a intervir enquanto avaliador e/ou avaliado nas diversas fases/momentos do sistema de avaliação.

– Compreender a atual relevância da formação e do desenvolvimento de competências, conhecendo métodos/tipos de formação, aplicando metodologias de gestão da formação e de desenvolvimento de competências individuais e de equipa.

Programa

1. Introdução: A relevância do fator humano nas organizações

1.1. Contextualização da gestão de recursos humanos no setor público

1.2. Subsistemas da GRH e o alinhamento estratégico com a organização.

 

2. Recrutamento, Seleção e Integração

2.1. Análise de funções e definição do perfil profissional: Processos e métodos.

2.2. Tipos e fontes de recrutamento: Procedimentos concursais – BEP e CRESAP.

2.3. Tipos e Metodologias de entrevistas de seleção: Tradicional Vs comportamental e situacional.
2.4. Caraterização geral e exemplificação de provas de seleção.

2.5. Entrevistas finais e tomada da decisão de seleção.

2.6. Processo de acolhimento e integração de novos colaboradores.

 

3. Avaliação e Gestão do Desempenho

3.1. Da avaliação de desempenho à gestão de desempenho: Evolução do conceito e das práticas

3.2. Formulação de indicadores e de metas.

3.3. O SIADAP: Processos e o ciclo da avaliação.

3.4. Condução das reuniões de avaliação e plano de desenvolvimento pessoal.

 

4. Formação e Desenvolvimento de Competências

4.1. Métodos e tipologias de formação profissional.

4.2. Do diagnóstico das necessidades (LNF) de formação à validação e avaliação dos impactos.

4.3. Enpowerment e coaching de pessoas e equipas.

. Introduction: The relevance of the human factor in organizations

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ª Ed.). Lisboa: Editora RH.

 

Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições.

 

Carapeto, C. & Fonseca F. (2006). Administração pública: Modernização, qualidade e inovação (2ª Ed.). Lisboa: Sílabo.

 

Mondy, R.W. & Martocchio. J.J. (2016). Human resource management (14th Ed.): Boston: Pearson.

 

Oliveira e Rocha, J.A. (2007). Gestão de recursos humanos na administração pública (2ª Ed.). Lisboa: Escolar Editora.

 

Rego, A.; Pina e Cunha, M.; Gomes, J.F.S.; Campos e Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C. & Marques, C.A. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ªEd.). Lisboa: Edições Sílabo.

 

Secretaria de Estado da Administração Pública (2004). Avaliação de desempenho: Manual de apoio. Lisboa: SEAP, Ministério das Finanças.