Métodos de Ensino
Serão utilizadas as metodologias seguintes:
1. Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais 2. Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos
3. Colaborativo, pela realização de trabalhos de grupo.
Os alunos poderão obter aprovação à unidade curricular através de um dos seguintes regimes de avaliação:
a) Avaliação contínua que incluirá dois momentos de avaliação, onde, em nenhum dos momentos de avaliação, o aluno deverá obter classificação acima de 7,0 valores. Os momentos de avaliação contínua serão: • Trabalho de grupo sobre um tema na área de gestão de vendas
• Prova escrita individual, com uma ponderação de 50%
b) Avaliação através de um exame final, que consistirá numa prova de avaliação escrita individual, cuja aprovação está sujeita a uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Resultados de Aprendizagem
No fim da unidade curricular o aluno deverá ter alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem: i. Enquadrar a gestão de vendas na organização ii. Reconhecer as diferentes funções de vendas iii. Interpretar a evolução do ciclo de venda iv. Explicar o processo de fecho de vendas v. Avaliar as etapas consequentes à venda vi. Identificar as técnicas de negociação
Programa
1. A venda e a sua gestão
Evolução da gestão das vendas
A gestão das vendas no marketing
2. A Função de vendas na empresa
Estrutura e organização do departamento de vendas
Modelo de organização do setor comercial e força de vendas
Recrutamento, seleção e contratação de profissionais de vendas
Formação e coaching da equipa de vendas
Motivação e desenvolvimento da equipa de vendas
3. A evolução do ciclo de venda
Preparação da venda
Prospeção de mercado
Planeamento do contacto com clientes
Apresentação da venda
Características da apresentação da venda
Tipos de apresentações de venda
Princípios de comunicação eficazes
Competências de vendas
4. O fecho de vendasFinalização da venda
Técnicas de finalização da venda
Dificuldades de finalização da venda
5. O após venda
Lidar com queixas de clientes
Problemas após a venda
Desenvolver relações com os clientes
6. Negociação
Conceitos básicos de negociação
Preparar a negociação Técnicas de negociação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, José Mexia Crespo de (2006), Negociação, Edições Sílabo.
Carvalho, José Mexia Crespo de (2007), Negociação para (In) Competentes Relacionais, Edições Sílabo. Johnston, Mark W. e Marshal, Greg W. (2011), Sales Force Management, Tenth Edition, McGraw-Hill Lobber, David; Lancaster, Geof (2009), Selling and Sales Management, FT Prentice Hall. Serra, Elisabeth de Magalhães (2012), Direção e Gestão da Força de Vendas, Vida Económica Stanton, William J. e Spiro, Rosann (2007). Administração de Vendas, Editora Atlas, SA.