Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável
Métodos de Ensino
O ensino combinará método expositivo com análise de casos e resolução de desafios que simulam situações reais do contexto organizacional
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular vai-se:
– Colocar à disposição dos alunos um conjunto de fontes de informação especializadas, conhecimentos e ferramentas através do qual poderão monitorizar estes temas nas organizações/empresas.
– Proporcionar em simulação prática a aplicação de modelos diferenciados da gestão da avaliação do desempenho e Compensações nas organizações públicas ou privadas.
– Fornecer um conjunto de soluções para os mesmos, nomeadamente através da prática e aprendizagem de exercício práticos e leitura de textos.
O objectivo é quadruplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação de casos práticos, bem como a exemplificação de modelos de avaliação e políticas de remunerações para organizações públicas e privadas;
iii) a criação de indicadores (Outputs) visando a avaliação dos colaboradores das organizações; e
iiii.) potenciar as relações com outras disciplinas da área da gestão.
Programa
1 – Gestão do Desempenho
1.1 – Integração no modelo de gestão e estratégia da organização
1.2 — As competências/funções e o desempenho
1.3 – O acompanhamento/ feedback de desempenho do colaborador
2 – Avaliação de Desempenho
2.1 – Objetivos e estrutura do sistema
2.2 – Manual de Avaliação e formação do avaliador
2.3 – Critérios e subfactores / grelha de avaliação (Exemplo)
2.4 – Auto-avaliação, a entrevista de avaliação do desempenho
2.5 – Relatório de Avaliação de Desempenho / indicadores de GRH
3. – Formação
3.1 – Gestão e planeamento do processo de formação.
3.2 – Determinação das necessidades de formação e a avaliação de desempenho
4. – Gestão e Desenvolvimento de Carreiras
4.1 – Modelos de carreira
4.2 – Evolução na carreira baseada ancorada no desempenho
4.3 – Sistemas de valorização e diferenciação
5 – Manutenção dos Recursos Humanos
5.1 – O sistema de recompensas – arquitetura, objetivos e componentes
5.2 – As remunerações baseadas no desempenho
5.3 – Estratégias e Políticas salariais
5.4 – Sistemas de incentivos e benefícios sociais
5.5 – Controlo à eficácia do sistema de recompensa
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Armstrong, M., e Murkis, H. (2014), A Gestão da Remuneração – Manual de Estratégia e Práticas da Remuneração, Lisboa, Edições Piaget.
Caetano, A. (2006), Avaliação do Desempenho, Lisboa, Editora RH.
Camara, Pedro B., (2015), Manual de Gestão e Avaliação de Desempenho, Lisboa, Edições Sílabo.
Ceitil, Mário., (2006), Gestão e Desenvolvimento de Competências, Lisboa, RH editora.
Mondy, R. W., e Martocchio, J. J. (2016), Human Resource Management, 14ª edição, London, Pearson
Pina e Cunha, M., et al. (2010), Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humanos, 2ª edição, Lisboa, Edições Sílabo.
Robbins, Stephen P. (2007), Comportamento Organizacional, 9ª Ed., New Jersey, Prentice-Hall, Inc..