Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A lecionação do programa implicará aulas TP (12,5h) e PL (12,5h) e implicará a apresentação dos conteúdos programáticos na sala de aula, por parte do docente, solicitando-se a colaboração do aluno e promovendo-se trabalhos de grupo; a organização de visitas de estudo seguidas da elaboração de relatórios por parte do aluno, a organização de trabalhos conforme definido na avaliação. A avaliação foi organizada de acordo com o Regulamento do 1º Ciclo de Estudos do IPC. Nesse sentido,
a avaliação contínua será feita com base na organização, por parte do aluno, de trabalhos práticos dentro ou fora da sala de aula (10%); numa prova escrita (50%) e na organização de um projeto/trabalho e sua apresentação oral (40%). A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a efetuar no final do semestre.
Resultados de Aprendizagem
1-Compreender especificidades da gestão do património
2-Conhecer princípios relacionados com a gestão do património
3- Conhecer iniciativas de dinamização do património
4-Compreender a relevância de projetos de animação turística a nível local
5-Reconhecer o património como fator de dinamização turística
6-Transformar um bem patrimonial em recurso turístico
Programa
1. A gestão do património como objeto de estudo
1.1. Património e herança coletiva
1.2. Os fundamentos da gestão do património
1.3. Mecanismos da gestão do património
2. Projetos de animação turística no âmbito da dinamização do património
2.1. Património e animação turística
2.2. Motivações ligadas à animação turística
2.3. Planeamento de projetos de animação turística tendo subjacente recursos patrimoniais
2.4. Casos de projetos de animação turística
3. Projetos de valorização do património tendo em vista diversificar a oferta turística de uma dada localidade.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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