Métodos de Ensino
As metodologias de ensino terão como base a realização de aulas de carácter teórico-prático em que os alunos deverão utilizar o computador para a realização de exercícios com software específico, assim como consultar projectos já realizados sobre a Gestão e Conservação de Ecossistemas.
Resultados de Aprendizagem
Como resultado do processo de aprendizagem pretende-se que o aluno:
1. Conhece o enquadramento dos movimentos conservacionistas;
2. Conhece os factos e fundamentos científicos que estimularam a criação de medidas legais de conservação da Natureza;
3. Conhece a organização jurídico-administrativa do conservacionismo em Portugal;
4. Conhece os principais valores a conservar ao nível específico em Portugal;
5. Conhece os principais valores a conservar ao nível ecossistémico em Portugal e no Mundo;
6. Conhece os meios para a gestão da biodiversidade.
Programa
1. Enquadramento cultural. 1.1 Filosofia ética do conservacionismo. 1.2 Origens e motivações literárias das primeiras classificações de “monumentos naturais” 1.3 Consequências culturais da perda de biodiversidade.
2. Fundamentos científicos do conservacionismo. 2.1 Especiação e extinção 2.2 Análise comparativa das taxas pré-históricas e históricas de extinção. 2.3 Consequências materiais da perda de biodiversidade. 2.4 Medidas a implementar para a Conservação.
3. Enquadramento jurídico-administrativo do conservacionismo ambiental. 3.1 Legislação nacional e internacional. 3.2. Organização das áreas classificadas em Portugal.
4. Biodiversidade específica. 4.1 Ecologia, corologia e gestão das espécies ameaçadas da flora portuguesa. 4.2 Ecologia, corologia e gestão das espécies ameaçadas da fauna portuguesa.
5. Biodiversidade ecossistémica. 5.1 As grandes categorias de habitats naturais e semi-naturais ao nível mundial, europeu e ibérico. 5.2 Ecologia, corologia e Gestão dos principa
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Prático - 25.0%
- - Teste Teórico-Prático - 75.0%
- - Exame Teórico-Prático - 75.0%
- - Trabalho Prático - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Lomolino, M.V., Riddle, B.R. & Brown, J.H. 2006. Biogeography. Sunderland: Sinauer Associates, Inc.
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Cabral, M.J. (coord.) 2006. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (peixes dulciaquícolas e migradores, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). ICN, Assírio & Alvim.
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