Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise critica dos conceitos/ abordagens teóricas, ancorados no atual estado da arte, e o confronto com as atuais exigências e práticas organizacionais, o método de ensino incidirá em formas ativas de análise de textos/ casos práticos reais, demonstração e simulação de instrumentos e processos organizacionais.
Resultados de Aprendizagem
Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que permitam aos alunos uma cabal compreensão do enquadramento teórico e da atual relevância organizacional da temática central da U.C. De igual modo, pretende-se que os alunos conheçam e experienciem metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma fundamentada participação/ intervenção em processos de atração, desenvolvimento e de retenção de talentos, que alinhadas ao contexto e às estratégias organizacionais possam contribuir para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.
Programa
1. O talento humano nas organizações
1.1. A atual relevância da gestão de talentos para o negócio – “A (nova) guerra pelo talento”.
1.2. Inventariação e a segmentação de talentos: 9 box talent management model.
1.3. Abordagem multiplicativa na gestão e desenvolvimento de talentos.
1.4. Práticas de employer branding: A atratividade do empregador e a atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
1.5. A gestão de talentos no contexto da gestão estratégica das pessoas: A atuação/ perfil do gestor RH.
1.6. Medição dos processos RH relevantes: Indicadores e formas de cálculo.
2. O desenvolvimento das competências nas organizações
2.1. Desenvolvimento de competências: Do alinhamento com as estratégias organizacionais à gestão de carreiras.
2.2. O empowerment como ferramenta de desenvolvimento e catalisador de talentos.
2.3. Práticas de assessment & development centre.
3. Políticas e gestão da formação
3.1. Políticas, métodos e práticas de formação nas organizações.
3.2. Indicadores e meios de levantamento de potenciais necessidades de formação.
3.3. Fases de desenvolvimento do processo de formação: Do diagnóstico à avaliação dos impactos.
3.4. A atratividade, envolvimento e responsabilização nos processos de formação e desenvolvimento de competências.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong´s handbook of human resource management practice (13thEd.). London, UK: Kogan Page.
Bancaleiro, J. (2006). Scorecard de capital humano. Lisboa: RH Editora.
Berger, L.A. & Berger, R. (2018). The talent management handbook (3 rd Ed.). New York: McGraw Will.
Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições Técnicas.
Martins, D. & Cruz, R.M. (2016). Gestão do talento em organizações da península ibérica. Lisboa: RH Editora.
Nagpal, G. (2013). Talent economics: The fine line between winning and losing the global war for talent. London: Kogan Page.
Redman, T. & Wilkinson, A (2013). Contemporary human resource management: Text and cases (4th Ed.). Harlow, UK: Pearson Education.
– Artigos e textos a disponibilizar no Nonio – inforestudante da U.C.