Conhecimentos de Base Recomendados
Nada a assinalar, porque se trata de uma disciplina de introdução à gestão e é do primeiro ano.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;
iii) potenciar as relações com outras disciplinas.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1.Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão
global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.
2.Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas qualquer empresa –
Inovação e Recursos Humanos.
3.Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.
Competências a desenvolver pelos alunos:
1.Compreender o processo de gestão
2.Compreender a importância da inovação para o sucesso empresarial.
3.Compreender o papel central das pessoas nas organizações.
4.Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.
Programa
1. A Gestão e os gestores
2. Funções dos gestores:
2.1. Planear
2.2. Organizar
2.3. Motivar
2.4. Liderar
2.5. Controlar
3. Funções empresariais:
3.1. Inovação
3.2. Marketing
3.3. Recursos Humanos.
4. Integração: A Função Estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FUNDAMENTAL
- Maçães, Manuel (2018) “Manual de Gestão Moderna”, Actual, 2ª ed.
- Teixeira, Sebastião (2022) “Gestão das Organizações”, Escolar Editora, 4ª ed.
- Almeida, Filipe et al. (2015) “Introdução à Gestão das Organizações, Escolar Editora, 4ª ed
SUPLEMENTAR
-
Bateman, T. e Konopaske, R. (2021). Management (14nd ed.). Mc-Graw Hill. NY.
-
Boddy, D. (2020). Management – Using Practice and Theory to Develop Skill (8nd ed.). Pearson. London.
-
Certo, S. e Certo, S. (2019). Modern Management Concepts and Skills (15nd ed.). Pearson. London.
-
Costa, T. (2021). Gestão Contemporânea (3nd ed.). Edições Sílabo. Lisboa.
-
Cunha, M., Rego, A. e Cardoso, C. (2019). Teoria das Organizações e da Gestão. Edições Sílabo. Lisboa
-
Donnely, James, Gibson, James e Ivancevich, John (2000) “Administração – Princípios de Gestão Empresarial”, McGraw-Hill, 10ª Ed.
-
Ebert, R. J. & Griffin, R. W. (2020). Business Essentials (12nd ed.). Pearson. London.
-
Griffin, Ricky W. (2022). Fundamentals of Management (10nd ed.). Cengage Learning. Boston.
-
Kinicki, A. e Soignet, D. (2022). Management – A Practical Introduction (10nd ed.). Mc-Graw Hill. NY.
-
Lussier, R. (2020), Management Fundamentals: Concepts, Applications, and Skill Development, SAGE Publications, Inc, 9ª Ed.
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Jones Gareth R., & George, Jennifer M. (2019). Essentials of Contemporary Management (8nd ed.). McGraw-Hill Education. NY.
-
Needle, D. e Burns, J. (2019). Business in Context (7nd ed.). Cengage Learning. Boston.
-
Reis, F. (2020). Manual de Gestão das Organizações (2nd ed.). Edições Sílabo. Lisboa.
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Robbins, S. e Coulter, M. (2021). Management (15nd ed.). Pearson. London.
-
Samson, D., Donnet, T. e Daft, R. (2021). Management (7nd ed.). Cengage Learning. Boston.
-
Sobral, F. & Peci, A. (2008). Administração, Teoria e Prática no Contexto Brasileiro (2nd ed.). Pearson. São Paulo.
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Sotomayor, A., Rodrigues, J. e Duarte, M. (2021). Princípios de Gestão das Organizações (4nd ed.). Rei dos Livros. Lisboa.