Métodos de Ensino
Componente expositiva, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com trabalho de pesquisa orientada.
Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios e elaboração, em equipa, de um plano de negócio.
Os estudantes serão incentivados a participar em seminários/workshops sobre as temáticas em estudo, bem como em concursos de promoção do empreendedorismo.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer aspetos gerais da empresa e princípios básicos para a sua gestão. Compreender e interligar teorias comportamentais e estruturas organizacionais. Reconhecer importância da ética e responsabilidade social das empresas.
2. Compreender papel das equipas para eficácia das organizações e importância da gestão de equipas.
3. Conhecer e aplicar princípios do marketing. Compreender papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado e do plano de marketing.
4. Conhecer e aplicar princípios base da gestão de operações.
5. Conhecer e aplicar princípios base da gestão financeira. Elaborar diagnóstico económico-financeiro de uma empresa e propor medidas de atuação em função dos resultados obtidos.
6. Apreender conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância económica e social no mundo atual.
7. Adquirir capacidade de identificação, avaliação e formulação estratégica de uma ideia de negócio.
Programa
1 Conhecer aspetos gerais da empresa e princípios básicos para a sua gestão. Compreender e interligar teorias comportamentais e estruturas organizacionais. Reconhecer importância da ética e responsabilidade social das empresas
2 Compreender papel das equipas para eficácia das organizações e importância da gestão de equipas
3 Conhecer e aplicar princípios do marketing. Compreender papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e importância dos estudos de mercado e do plano de marketing
4 Conhecer e aplicar princípios base da gestão de operações
5 Conhecer e aplicar princípios base da gestão financeira. Elaborar diagnóstico económico-financeiro e propor medidas de atuação em função dos resultados obtidos
6 Apreender conceito de empreendedorismo nas suas vertentes e tomar consciência da relevância económica e social
7 Adquirir capacidade de identificação, avaliação e formulação estratégica de uma ideia de negócio. Apresentar plano de negócio e compreender a sua importância
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Maçães, Manuel (2018) – Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática. 2ª ed., Coimbra: Actual Editora. ISNB 9789896942984.
LISBOA, João, et al (2011) – Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed., Porto: Vida Económica. ISNB 2011.9789727884681.
NEVES, João Carvalho (2014) – Análise e Relato Financeiro: Uma visão integrada de gestão. 7ª ed., Lisboa: Texto Editores. ISBN 9789724743264.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin (2012) – Marketing Management, 14th ed., New Jersey: Prentice Hall. ISBN 9780132102926.
SILVA, Eduardo; MONTEIRO, Fátima (2014) – Empreendedorismo e Plano de Negócio – 2ª Edição Revista e Atualizada. 2ª ed., Porto: Vida Económica. ISBN 9789897680120.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves (2011) – Criar Modelos de Negócio. 6ª ed., Lisboa: Dom Quixote. ISBN 9789722044974.
BLANK, Steve. (2013). Why the Lean Start-up Changes Everything. Harvard Business Review.