Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos sólidos na área científica do curso.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diferentes métodos adaptados a cada tipo de conteúdo:
– Componente expositiva dos princípios teóricos, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com estudo de casos e trabalho de pesquisa orientada, individualmente ou em grupo.
– Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios, elaboração de um plano de negócio (em grupo), bem como atividades de orientação tutorial.
Os estudantes serão incentivados a participar em seminários/workshops sobre as temáticas em estudo, bem como nos concursos de promoção do empreendedorismo a decorrer durante o semestre.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer os aspetos gerais da empresa e os princípios básicos para a sua gestão. Compreender e interligar as teorias comportamentais e as estruturas organizacionais. Reconhecer a importância da ética e responsabilidade social das empresas.
Conhecer e aplicar os princípios do marketing. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado. Conhecer e aplicar os elementos constituintes de um plano de marketing.
Conhecer e aplicar os princípios base da gestão de stocks e gestão da produção.
Elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira de uma empresa e propor medidas de atuação em função dos resultados obtidos.
Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância económica e social no mundo atual.
Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia de negócio. Apresentar escrita e oralmente um plano de negócio e compreende
Programa
Conceitos introdutórios. Aspetos gerais da empresa. Estruturas organizacionais. Comportamento organizacional. Ética e responsabilidade social.
Marketing: avaliação do mercado, estratégia de criação de valor para o cliente, comportamento do consumidor, análise da concorrência, segmentação e posicionamento, marketing-mix, plano de marketing.
Gestão de stocks: definição e tipos de stock, objetivos da criação de stocks, a importância da gestão de stocks, modelo do lote económico, análise ABC.
Noções de gestão da produção: objetivos, planeamento da produção, tipologias da produção, princípios da gestão pela qualidade total, método PERT.
Gestão de recursos financeiros: função financeira e análise financeira, documentos-base da análise financeira, método dos indicadores ou rácios.
Empreendedorismo: processo empreendedor, oportunidades de negócio, investimento e soluções de financiamento, plano de negócio, avaliação de projetos de investimento, formalidades para a criação de empresas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho prático, de acordo com o estipulado no regime de avaliação contínua. - 30.0%
- - Exame - 70.0%
- - Teste escrito - 35.0%
- - Trabalho prático, que consiste na elaboração de um plano de negócio, a realizar em grupo. - 30.0%
- - Teste escrito - 35.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
COURTOIS, Alain; PILLET, Maurice; MARTIN-BONNEFOUS, Chantal (2007) – Gestão da Produção. 5ª ed., Lisboa: Lidel. ISBN 9789727574698.
LISBOA, João, et al (2011) – Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed., Porto: Vida Económica. ISNB 2011.9789727884681.
SILVA, Eduardo; MONTEIRO, Fátima (2014) – Empreendedorismo e Plano de Negócio – 2ª Edição Revista e Atualizada. 2ª ed., Porto: Vida Económica. ISBN 9789897680120.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves (2011) – Criar Modelos de Negócio. 6ª ed., Lisboa: Dom Quixote. ISBN 9789722044974.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin (2012) – Marketing Management, 14th ed., New Jersey: Prentice Hall. ISBN 9780132102926.
MAÇÃES, Manuel (2018) – Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática. 2ª ed., Coimbra: Actual Editora. ISNB 9789896942984.
NEVES, João Carvalho (2014) – Análise e Relato Financeiro: Uma visão integrada de gestão. 7ª ed., Lisboa: Texto Editores. ISBN 9789724743264.
SARKAR, Soumodip (2014) – Empreendedorismo e Inovação. 3ª ed., Lisboa: Escolar Editora. ISBN 9789725924068.