Gestão Empresarial e Empreendedorismo

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os aspetos gerais da empresa e os princípios básicos para a sua gestão. Compreender e interligar as teorias comportamentais e as estruturas organizacionais. Reconhecer a importância da ética e responsabilidade social das empresas.
2. Conhecer e aplicar os princípios do marketing. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado e do plano de marketing.
3. Conhecer e aplicar os princípios base da gestão de stocks e gestão da produção.
4. Conhecer e aplicar os princípios da gestão financeira. Elaborar o diagnóstico económico-financeiro de uma empresa e propor medidas de atuação em função dos resultados obtidos.
5. Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância no mundo atual.
6. Adquirir capacidade de identificação, avaliação e formulação estratégica de uma ideia de negócio. Apresentar escrita e oralmente um plano de negócio e compreender a sua importância.

Programa

1. Conceitos introdutórios. Aspetos gerais da empresa. Estruturas organizacionais. Comportamento organizacional. Ética e responsabilidade social.
2. Marketing: análise do mercado, estratégias de criação de valor, comportamento do consumidor, segmentação, posicionamento, variáveis estratégicas do marketing-mix, plano de marketing.
3. Gestão de stocks: objetivos e importância da criação e gestão de stocks, modelo do lote económico, análise ABC.

4. Gestão da produção: planeamento da produção, tipologias da produção, princípios da gestão pela qualidade total, método PERT.
5. Gestão financeira: funções do gestor financeiro, demostrações financeiras, análise económico-financeira de empresas (rácios de rendibilidade, atividade, equilíbrio financeiro e risco), avaliação financeira de projetos de investimento.
6. Empreendedorismo: processo empreendedor, ideias e oportunidades de negócio, investimento e soluções de financiamento, plano de negócio, formalidades para a criação de empresas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Maçães, Manuel (2018) – Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática. 2ª ed., Coimbra: Actual Editora. ISNB 9789896942984.
LISBOA, João, et al (2011) – Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed., Porto: Vida Económica. ISNB 2011.9789727884681.
NEVES, João Carvalho (2014) – Análise e Relato Financeiro: Uma visão integrada de gestão. 7ª ed., Lisboa: Texto Editores. ISBN 9789724743264.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin (2012) – Marketing Management, 14th ed., New Jersey: Prentice Hall. ISBN 9780132102926.
COURTOIS, Alain; PILLET, Maurice; MARTIN-BONNEFOUS, Chantal (2007) – Gestão da Produção. 5ª ed., Lisboa: Lidel. ISBN 9789727574698.
SILVA, Eduardo; MONTEIRO, Fátima (2014) – Empreendedorismo e Plano de Negócio – 2ª Edição Revista e Atualizada. 2ª ed., Porto: Vida Económica. ISBN 9789897680120.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves (2011) – Criar Modelos de Negócio. 6ª ed., Lisboa: Dom Quixote. ISBN 9789722044974.