Conhecimentos de Base Recomendados
PT
Conhecimentos sólidos na área científica do curso.
EN
Solid knowledge in the scientific area of the course.
Métodos de Ensino
PT
O processo de ensino / aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diferentes métodos adaptados a cada tipo de conteúdo:
– Componente expositiva dos princípios teóricos, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com estudo de casos e trabalho de pesquisa orientada, individualmente ou em equipa.
– Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios, elaboração de um plano de negócio (em equipa), bem como atividades de orientação tutorial.
Os estudantes serão incentivados a participar em seminários/workshops sobre as temáticas em estudo, bem como nos concursos de promoção do empreendedorismo a decorrer durante o semestre.
EN
The teaching/learning process is based on a combination of activities that use different methods adapted to each type of content:
– Expository component of theoretical principles, using audiovisual media and using participatory exposition strategies, complemented with case studies and guided research work, individually or in a team.
– Practical application component, with analysis of practical cases, solving exercises, elaboration of a business plan (in a team), as well as tutorial activities.
Students will be encouraged to participate in seminars/workshops on the topics under study, as well as in competitions to promote entrepreneurship during the semester.
Resultados de Aprendizagem
PT
1. Conhecer os aspetos gerais da empresa e os princípios básicos para a sua gestão. Compreender e interligar as teorias comportamentais e as estruturas organizacionais. Reconhecer a importância da ética e responsabilidade social das empresas.
2. Conhecer e aplicar os princípios do marketing. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado. Conhecer e aplicar as componentes de um plano de marketing.
3. Conhecer e aplicar os princípios base da gestão de stocks e gestão da produção.
4. Conhecer os aspetos essenciais do plano operativo das empresa: o investimento inicial, a localização do negócio e as diferentes formas de o iniciar. Aprender a definir o plano económico e financeiro de uma empresa. Conhecer a política de recursos humanos e os encargos associados à sua manutenção.
5. Elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira de uma empresa e propor medidas de atuação em função dos resultados obtidos.
6. Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância no mundo atual.
7. Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia de negócio. Apresentar escrita e oralmente um plano de negócio e compreender a sua importância.
EN
1. To know the general aspects of a company and the basic management principals. Understand and connect behavioural theories and organizational structures. Recognize the importance of business ethics and corporate social responsibility.
2. To know and apply marketing principles. Understand the role of marketing to develop the market and the importance of market research. Know and apply the components of a marketing plan.
3. To know and apply the basic principles of stock management and production management.
4. To know the essential aspects of the company’s operating plan: the initial investment, the location and different ways to start a business. Establishing the economic and financial plan of a company. The human resources policy and the associated monetary charges.
5. To elaborate the economic-financial diagnosis of a company and propose action measures in function of the obtained results.
6. To learn the concept of entrepreneurship in its multiple aspects and be aware of its relevance in today’s world.
7. To acquire the capacity of identifying, analysing, and developing strategies for a business idea. Carry out and present a business plan and understand its importance.
Programa
PT
1. Conceitos introdutórios. Aspetos gerais da empresa. Estruturas organizacionais. Comportamento organizacional. Ética e responsabilidade social. Processo empreendedor, ideias e oportunidades de negócio, o plano de negócio.
2. Marketing: conceito, avaliação do mercado, estratégia de criação de valor para o cliente, comportamento do consumidor, análise da concorrência, segmentação de mercados, posicionamento no mercado, variáveis estratégicas do marketing-mix, plano de marketing.
3. Gestão de stocks: definição e tipos de stock, objetivos da criação de stocks, a importância da gestão de stocks, custos e desvantagens da constituição de stocks, modelo do lote económico, análise ABC.
4. Plano operativo: investimento inicial, localização do negócio, formas alternativas de negócio (trespasse, franchising, spin-off. Plano económico e financeiro: Quanto custa arrancar; fontes, tipo e alternativas de financiamento; quanto é necessário vender.
5. Gestão de recursos financeiros: função financeira e análise financeira, documentos-base da análise financeira, métodos e técnicas de análise – o método dos indicadores ou rácios, análise económica, análise do equilíbrio financeiro e análise do risco do negócio.
6. Empreendedorismo: processo empreendedor, ideias e oportunidades de negócio, investimento e soluções de financiamento, plano de negócio, avaliação de projetos de investimento, formalidades para a constituição de empresas.
7. Noções de gestão da produção: conceito e objetivos, planeamento da produção, tipologias da produção, princípios da gestão pela qualidade total, método PERT.
EN
1. Introductory concepts. General aspects of the company. Organizational structures. Organizational behavior. Ethics and social responsibility. Entrepreneurial process, business ideas and opportunities, business plan.
2. Marketing: concept, market assessment, customer value creation strategy, consumer behavior, competition analysis, market segmentation, market positioning, strategic variables of the marketing-mix, marketing plan.
3. Stock management: definition and types of stock, objectives of stock creation, the importance of stock management, costs and disadvantages of stock building, the economic lot size model, ABC analysis.
4. Operational plan: initial investment, business location, alternative forms of business (transfer, franchising, spin-off). Economic and financial plan: How much does it cost to start up; sources, type and alternatives of financing; how much is necessary to sell.
5. Financial resources management: financial function and financial analysis, basic documents of financial analysis, methods and techniques of analysis – the method of indicators or ratios, economic analysis, analysis of financial balance and analysis of business risk.
6. Entrepreneurship: entrepreneurial process, ideas and business opportunities, investment and financing solutions, business plan, investment projects evaluation, formalities for setting up a business.
7. Production management concepts: concept and objectives, production planning, production typologies, principles of total quality management, PERT method.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 70.0%
- - Trabalho prático (trabalho escrito 60%, defesa oral 40%) - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
COURTOIS, A; PILLET, M & MARTIN-BONNEFOUS, C (2007)-Gestão da Produção. 5ª Edição. Lisboa: Lidel. ISBN 9789727574698.
IAPMEI – Como Elaborar um Plano de Negócios: Guia Explicativo. Lisboa: IAPMEI, 05-07-2017. [17-07-2017] Disponível na www: https://www.iapmei.pt.
KOTLER, P & KELLER, K (2012)-Marketing Management, 14th Edition. New Jersey: Prentice Hall. ISBN 9780132102926.
LISBOA, J et al. (2011)-Introdução à Gestão de Organizações. 3ª Edição. Porto: Vida Económica. ISNB 2011.9789727884681.
Maçães, M (2018) – Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática. 2ª ed., Coimbra: Actual Editora. ISNB 97898969429.
NEVES, JC (2014)-Análise e Relato Financeiro – Uma visão integrada de gestão. 7ª Edição. Lisboa: Texto Editores. ISBN 9789724743264.
OSTERWALDER, A & PIGNEUR, Y (2011)-Criar Modelos de Negócio. 6ª Edição. Lisboa: Dom Quixote. ISBN 9789722044974.
SILVA, E & MONTEIRO, F (2014)-Empreendedorismo e Plano de Negócio. 2ª Edição Revista e Atualizada. Porto: Vida Económica. ISBN 9789897680120.