Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
O ensino da disciplina assenta em aulas teórico-práticas visam sobretudo a resolução de exercícios e a análise de casos de estudo de modo a proporcionar uma visão mais prática dos conceitos teóricos, assim como instigar a iniciativa e a participação dos alunos.
Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates
Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica:
a) 2(Duas) provas escritas individuais, com um peso de 40 %.cada na classificação final.
b) 1 (um) Trabalho de grupo – ESTUDO DE CASO ; com um peso de 20% na classificação final.
2. Avaliação por exame:
a) Prova escrita individual com peso de 100% na classificação final
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos, relativos aos modelos de planeamento que possibilitem uma optimização da eficiência e eficácia empresariais.
Explorar de forma participativa as opções de gestão estratégica, através do tratamento e debate de casos do meio empresarial nacional e internacional, aprofundando as capacidades de análise, estruturação e formulação de soluções de gestão.
Desenvolver as atitudes estratégicas apropriadas, dinâmicas e flexíveis, treinando os mecanismos de observação e análise que as sustentam os processos de tomada de decisão.
Fornecer aos alunos um conjunto de metodologias e ferramentas que os habilitem para a aplicação das competências de gestão em contexto organizacional empresarial.
Caracterizar e Compreender o processo de análise estratégica
Decidir sobre as opções estratégicas ao nível organizacional, do negócio, internacionalização e cooperação
Compreender o processo de formulação implementação, avaliação e controlo da estratégia.
Programa
I A Estratégia Empresarial
1. As escolas do pensamento estratégico
II. Perspectivas de análise estratégica
2.1- Análise estratégica: Análise do ambiente interno e externo
2.1.1. Análise do meio envolvente externo: transacional e contextual
2.1.2. Análise da Indústria e do Mercado.
2.1.3. Analise do meio envolvente interno: Análise da empresa e dos recursos
2.2. A Posição competitiva da empresa
2.3. Adequação estratégica: Análise SWOT
III. Formulação da estratégia
3.1. Visão e Missão, Objectivos estratégicos
3.2. Definição e escolha da estratégia – As: Estratégias de negócio, Corporativa, internacionalização e cooperação
3.2.1. Estratégia Produtos/Mercados, Integração Vertical, Internacionalização, Diversificação, Desenvolvimento empresarial
IV. Implementação e controlo da estratégia
4.1- Avaliação e controlo da estratégia
4.1.2- O processo estratégico formal: Planeamento e alocação de recursos
4.1.3- Avaliação e controlo da estratégia: O balanced scorecard
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - 2 frequencia escrita - 40.0%
- - 1 frequencia escrita - 40.0%
- - Trabalho de grupo ' estudo de caso - 20.0%
- - exame escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
António, N. (Coordenador) (2012)Estratégia Organizacional: do Mercado à Ética, Ed. Escolar Editora
Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2013), Strategic Management, 13th edition, McGraw-hill Higher Education
Carvalho, João M. S. (2013), Planeamento Estratégico, Vida Económica, Porto.
Carvalho, José Crespo e Filipe, José Cruz; (2014), Manual de Estratégia – Conceitos, Prática e Roteiro, 4ª Edição, Ed. Sílabo
António, N. (2015) Estratégia Organizacional – do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Ed. Sílabo
Cardeal, Nuno (2015) Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 2ª edição. Lisboa: Universidade Católica Editora.
Rothaermel, Franck T ; (2013), Strategic Management: Concepts and Cases, McGraw-Hill
Teixeira, S., (2011), Gestão estratégica, Lisboa: Escolar editora
Grant, R. (2013), Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases edition, 8th edition, Wiley and Sons.
Serra, Fernando Ribeiro; et al, (2012), Gestão Estratégica- Conceitos e Prática, 3ª ed., Ed. Lidel, Lisboa