Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
– Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates;
– Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e
Textos Escritos;
– Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Regime de avaliação periódica: duas provas escritas (35% cada) e um trabalho (30%);
2. Regime de exame final: exame escrito com ponderação de 100%.
Resultados de Aprendizagem
Promover o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos de resolução de casos da vida empresarial, como fonte método de aprendizagem aplicada da gestão ao nível da análise, formulação e implementação de uma estratégia ao nível organizacional.
Aplicar metodologias de análise ambiental e da empresa de modo a fundamentar uma decisão sobre a estratégia mais adequada para uma dada empresa.
Aplicar métodos e procedimentos para Formular e implementar estratégias.
Identificar alternativas estratégicas e a sua compatibilização com a Missão, Visão, Missão e Valores da Organização; Políticas; Objectivos estratégicos e metas estratégicas; Indicadores chave de desempenho Aplicar os instrumentos de análise estratégica e implementar uma estratégia ao nível de um negócio.
Aplicar técnicas de análise da Indústria, análise do ambiente e análise de concorrência.
Desenvolver a compreensão dos conceitos teóricos e metodologias ao explorarem a aplicação dos mesmos a situações de vida real.
Programa
I O PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
1.1 Estratégia Empresarial
II. O CONTEXTO DA VANTAGEM COMPETITIVA
2.1 Vantagem competitiva na competição internacional
2.2 Cadeia de valor e vantagem competitiva
III. PERSPECTIVAS DE ANÁLISE ESTRATÉGICA
3.1- Análise estratégica
3.2.Análise do meio envolvente
3.2.1 Análise da Indústria
3.2.2 Análise do Mercado
3.2.3 Análise da empresa
3. 3. Posição competitiva da empresa
3.4. Adequação estratégica
3.5. Análise SWOT
IV. FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
4.1. Visão e Missão, Objectivos estratégicos
4.2. Definição e escolha da estratégia – Formulação estratégica
4.3 Estratégia Produtos/Mercados
4.4 Estratégia de Integração Vertical
4.5 Estratégia de Internacionalização
4.6 Estratégia de Diversificação
4.7 Estratégia de Desenvolvimento empresarial
4.8 Elaboração do Plano Estratégico da empresa
V. IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLO DA ESTRATÉGIA
5.1- Avaliação e controlo da estratégia
5.2- O processo estratégico formal
5.3- O balanced scorecard – mapeamento da estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ANTÓNIO, N., 2003, Estratégia Organizacional – Do posicionamento ao movimento, Edições Sílabo, Lisboa.
DESS Gregory G. (2005) Strategic Management – Creating Competitive Advantage (2nd) edition. McGraw-Hill FREIRE, A. (2008), Estratégia – Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, Lisboa.
GRANT, R. (2010), Contemporary Startegy Analysis: Text and Cases edition, 7th edition, Wiley and Sons. IRELAND, Hoskisson, Hitt (2007), The Management of Strategy: Concepts and Cases – International edition, 8th Edition, Thompson South-Western.
JOHNSON, G., Scholes, K. e R. Whittington (2008), Exploring Corporate Strategy: Text and Cases, 8th Edition, Prentice Hall, Harlow, England.
HITT Michael A., R. Duane Ireland, and Robert Hoskisson – Strategic Management – Competitiveness and Globalisation – concepts and cases – 6th Edition, 2004
PORTER, M., 1985, Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance, The Free Press, New York.