Gestão Estratégica

Conhecimentos de Base Recomendados

Saber as Funções do Gestor: Planear, Organizar, Motivar, Liderar e Controlar. Distinguir funções do gestor de
funções empresariais.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real. 

O objetivo destes trabalhos é triplo:

i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;

ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;

iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

1. Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da Estratégia Empresarial que permitam adquirir uma visão
global da importância da estratégia para o sucesso das organizações no mundo cada vez mais competitivo;

2. Pretende-se também apresentar ao aluno algumas das ferramentas e metodologias mais usadas na estratégia;

3. Finalmente pretende-se integrar os vários conhecimentos necessários ao pensamento estratégico.

Competências:

1. Compreender o processo de gestão estratégica;

2. No final desta disciplina os alunos devem ser capazes de:

– Efetuar um diagnóstico estratégico a uma empresa e, em especial:

– Realizar uma análise PESTAL;

– Aplicar o modelo das cinco forças de Porter;

– Construir e analisar a cadeia de valor de uma empresa;

– Analisar os recursos e competências de uma empresa;

– Identificar e caracterizar a estratégia seguida por uma empresa e verificar se cria ou não valor;

– Conceber uma estrutura para implementar a estratégia.

– Perceber o BSC como sistema de gestão da estratégia.

 

Programa

1. O que é a Estratégia?        

2. Principias teorias da estratégia    

2.1. Modelo I/O         

2.2. Modelo dos Recursos e Capacidades (RBV)      

3. O processo da gestão estratégica

3.1. As 5 tarefas da estratégia

3.2. Níveis de estratégia

4. A análise estratégica

4.1. Análise interna: Recursos e Capacidades e Cadeia de Valor

4.2. Análise externa

4.2.1. PESTAL

4.2.2. 5 Forças

5. A escolha da estratégia

5.1. A Matriz Produto-Mercado de Ansoff

5.2. As estratégias genéricas de Porter

6. Implementação da Estratégia

6.1 A estratégia como prática para desempenhos de excelência

6.2 O ajustamento da estrutura e da estratégia

6.3. Ação estratégica

6.3. Controlo da implementação da estratégia

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FUNDAMENTAL

Silva, Gabriel & Silva, José Trovão; (2019); Estratégia: O Poder da Gestão Estratégica para Identificar, Explorar e Resolver Problemas; Editora Atual; 

Teixeira, S.; (2020); Gestão Estratégica; 2ª Edição; Escolar Editora

Freire, Adriano; (2020); Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais; Bertrand Editora

 

ADDITIONAL

Betz, Frederick; (2016); Strategic Thinking: A Comprehensive Guide Hardcover; Emerald Publishing  

David, Fred R. & David, Forest R.; (2023); Strategic Management: A Competitive Advantage Approach; 18ª Edition; Pearson

Dess Gregory et. al.; (2021); Strategic Management: Text and Cases; 10ª Edition; McGraw-Hill

Grant, Robert M.; (2021); Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases; 11ª Edition; Wiley

Hitt, Michael A. et. al.; (2017); Strategic Management Concepts and Cases Competitiveness and Globalization; 12ª Edition; Cengage Learning

Lynch, Richard; (2018); Strategic Management; 8ª Edition; Pearson

Rothaermel, Robert; (2023); Strategic Management; 6ª Edition; McGraw-Hill

Scholes, Kevan et. al.; (2023); Exploring Strategy; 13ª Edition; Pearson

Thompson, Artur et. al.; (2019); Crafting and Executing Strategy; 20ª Edition; McGraw-Hill

Tonelli, Marcello & Cristoni, Nicoló; (2019); Strategic Management and the Circular Economy; Routledge

Wheelen, Thomas L. et. al.; (2018); Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation, and Sustainability; 15ª Edition; Pearson

Witcher, Barry J.; (2020); Absolute Essentials of Strategic Management; Routledge