Conhecimentos de Base Recomendados
Saber as Funções do Gestor: Planear, Organizar, Motivar, Liderar e Controlar. Distinguir funções do gestor de
funções empresariais.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;
iii) potenciar as relações com outras disciplinas.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1. Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da Estratégia Empresarial que permitam adquirir uma visão
global da importância da estratégia para o sucesso das organizações no mundo cada vez mais competitivo;
2. Pretende-se também apresentar ao aluno algumas das ferramentas e metodologias mais usadas na estratégia;
3. Finalmente pretende-se integrar os vários conhecimentos necessários ao pensamento estratégico.
Competências:
1. Compreender o processo de gestão estratégica;
2. No final desta disciplina os alunos devem ser capazes de:
– Efetuar um diagnóstico estratégico a uma empresa e, em especial:
– Realizar uma análise PESTAL;
– Aplicar o modelo das cinco forças de Porter;
– Construir e analisar a cadeia de valor de uma empresa;
– Analisar os recursos e competências de uma empresa;
– Identificar e caracterizar a estratégia seguida por uma empresa e verificar se cria ou não valor;
– Conceber uma estrutura para implementar a estratégia.
– Perceber o BSC como sistema de gestão da estratégia.
Programa
1. O que é a Estratégia?
2. Principias teorias da estratégia
2.1. Modelo I/O
2.2. Modelo dos Recursos e Capacidades (RBV)
3. O processo da gestão estratégica
3.1. As 5 tarefas da estratégia
3.2. Níveis de estratégia
4. A análise estratégica
4.1. Análise interna: Recursos e Capacidades e Cadeia de Valor
4.2. Análise externa
4.2.1. PESTAL
4.2.2. 5 Forças
5. A escolha da estratégia
5.1. A Matriz Produto-Mercado de Ansoff
5.2. As estratégias genéricas de Porter
6. Implementação da Estratégia
6.1 A estratégia como prática para desempenhos de excelência
6.2 O ajustamento da estrutura e da estratégia
6.3. Ação estratégica
6.3. Controlo da implementação da estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FUNDAMENTAL
Silva, Gabriel & Silva, José Trovão; (2019); Estratégia: O Poder da Gestão Estratégica para Identificar, Explorar e Resolver Problemas; Editora Atual;
Teixeira, S.; (2020); Gestão Estratégica; 2ª Edição; Escolar Editora
Freire, Adriano; (2020); Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais; Bertrand Editora
ADDITIONAL
Betz, Frederick; (2016); Strategic Thinking: A Comprehensive Guide Hardcover; Emerald Publishing
David, Fred R. & David, Forest R.; (2023); Strategic Management: A Competitive Advantage Approach; 18ª Edition; Pearson
Dess Gregory et. al.; (2021); Strategic Management: Text and Cases; 10ª Edition; McGraw-Hill
Grant, Robert M.; (2021); Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases; 11ª Edition; Wiley
Hitt, Michael A. et. al.; (2017); Strategic Management Concepts and Cases Competitiveness and Globalization; 12ª Edition; Cengage Learning
Lynch, Richard; (2018); Strategic Management; 8ª Edition; Pearson
Rothaermel, Robert; (2023); Strategic Management; 6ª Edition; McGraw-Hill
Scholes, Kevan et. al.; (2023); Exploring Strategy; 13ª Edition; Pearson
Thompson, Artur et. al.; (2019); Crafting and Executing Strategy; 20ª Edition; McGraw-Hill
Tonelli, Marcello & Cristoni, Nicoló; (2019); Strategic Management and the Circular Economy; Routledge
Wheelen, Thomas L. et. al.; (2018); Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation, and Sustainability; 15ª Edition; Pearson
Witcher, Barry J.; (2020); Absolute Essentials of Strategic Management; Routledge