Gestão Estratégica

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação
prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;
iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Resultados de Aprendizagem

Para se definir o caminho futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental uma estratégia que assegure os
objetivos pretendidos e um excelente desempenho.
Efetua-se o diagnóstico estratégico, avaliam-se as possibilidades estratégicas e escolhe-se a mais adequada às condições externas.
Implementa-se a estratégia, controla-se o seu desenvolvimento, apuram-se os resultados ou objetivos que se estão a alcançar e, se
necessário, procedem-se a correções.
No final os alunos devem ser capazes de:
– Efetuar um diagnóstico estratégico a uma empresa e, em especial:

Programa

1. O que é a Estratégia?
2. Principias teorias da estratégia
2.1. Modelo I/O
2.2. Modelo dos Recursos e Capacidades (RBV)
3. O processo da gestão estratégica
3.1. As 5 tarefas da estratégia
3.2. Níveis de estratégia
4. A análise estratégica
4.1. Análise interna: Recursos e Capacidades e Cadeia de Valor
4.2. Análise externa
4.2.1. PESTAL
4.2.2. 5 Forças
5. A escolha da estratégia
5.1. A Matriz Produto-Mercado de Ansoff
5.2. As estratégias genéricas de Porter
6. Implementação da Estratégia
6.1 A estratégia como prática para desempenhos de excelência
6.2 O ajustamento da estrutura e da estratégia
6.3. Ação estratégica
6.3. Controlo da implementação da estratégia

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Silva, Gabriel & Silva, José Trovão; (2019); Estratégia: O Poder da Gestão Estratégica para Identificar, Explorar e
Resolver Problemas; Editora Atual;
• Betz, Frederick; (2016); Strategic Thinking: A Comprehensive Guide Hardcover; Emerald Publishing
• David, Fred R. & David, Forest R.; (2017); Strategic Management: A Competitive Advantage Approach; 16ª
Edition; Pearson
• Dess Gregory et. al.; (2021); Strategic Management: Text and Cases; 10ª Edition; McGraw-Hill
• Freire, Adriano; (2020); Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais; Bertrand
Editora
• Grant, Robert M.; (2016); Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases; 9ª Edition; Wiley
• Hitt, Michael A. et. al.; (2017); Strategic Management Concepts and Cases Competitiveness and Globalization;
12ª Edition; Cengage Learning
• Lynch, Richard; (2018); Strategic Management; 8ª Edition; Pearson
• Rothaermel, Robert; (2017); Strategic Management; 3ª Edition; McGraw-Hill
Entre outras.