Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de base em finanças, avaliação de empresas e controlo de gestão.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração e audiovisuais e textos escritos.
3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo e Estudo de casos.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) avaliação por frequência, compreendendo: a realização de uma prova individual e a elaboração de um trabalho de grupo.
2) avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se familiarizar os alunos com os sistemas de avaliação, gestão e controlo da performance estratégica das empresas, de modo que desenvolvam uma visão estratégica e integrada do negócio com vista à criação de valor.
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja apto a:
a) conhecer as métricas mais tradicionais de avaliação da performance e as métricas baseadas na criação de valor;
b) medir a criação de valor, global e por segmento, numa perspetiva multidimensional;
c) Compreender o balanced scorecard;
c) analisar de forma crítica a conceção de sistemas de incentivos orientados para a maximização de valor para o acionista.
Programa
1. Introdução à informação financeira para a gestão
2. Performance financeira global
2.1. Métricas tradicionais ou contabilísticas
2.2. Métricas baseadas no valor criado
3. Performance financeira por segmentos
3.1. Modelos de apuramento dos resultados
3.2. Estrutura organizacional em centros de responsabilidade
3.3. Critérios para a avaliação da performance dos centros de responsabilidade
3.4. Sistema de preços de transferência interna
4. Avaliação de desempenho, remuneração e incentivos.
4.1. Sistemas integrados de avaliação da performance – Balanced Scorecard.
4.2. Sistemas de Incentivos tradicionais
4.3. Sistemas de incentivos orientados para a criação de valor.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Prova individual - 60.0%
- - Trabalho de grupo - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Anthony, R.N., Govindarajan, V. (1998), Management Control Systems, 9ª Ed., Irwin McGraw-Hill International edition.
– Mota, A.G. e outros (2015), Finanças da Empresa – Teoria e Prática, 5ª edição, Edições Sílabo.
– Franco, V. Seabra e outros (2012), Temas de Contabilidade de Gestão – Gestão orçamental e medidas financeiras de avaliação do desempenho, 3ª Ed., Livros Horizonte.
– Simons, R. (2000), Performance Measurement & Control Systems for Implementing Strategy: Text & Cases, Prentice Hall.
– Neves, João Carvalho (2011), Avaliação e gestão da performance estratégica da empresa, 2ª Ed., Texto Editora.
– Jordan. H., Neves, J. C., Rodrigues, J. A. (2011), O Controlo de Gestão – ao serviço da estratégia e dos gestores, 9ª edição, Áreas Editora.