Gestão Financeira para Empresas Agrícolas

Métodos de Ensino

Na primeira parte, o docente apresenta os fundamentos teóricos de cada um dos tópicos. Os conteúdos programáticos são leccionados através de exposições orais dos temas, suportados em documentação previamente preparada e disponibilizada aos alunos e complementadas através da realização / discussão de trabalhos práticos.
Na segunda parte, serão convidados dois investigadores num dos tópicos abordados para que o aluno entenda, na prática, o alcance das matérias leccionadas.
Na terceira parte, os alunos trabalham num projecto de investigação, onde estará visível a apreensão de matérias dadas em outras unidades curriculares (fundamentalmente métodos quantitativos aplicados ás finanças) e que será apresentado oralmente, realizado em grupo, mas com classificação individual.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar ao aluno os princípios básicos das finanças empresariais e os fundamentos essenciais para a
definição de políticas de controlo da empresa, de financiamento e de distribuição de resultados das empresas.
Para além dos principais tópicos relacionado com criação de valor numa empresa, pretende-se que o aluno seja
capaz de obter sentido crítico e capacidades científicas para realizar um trabalho de investigação nestas áreas.
Concluída a disciplina o aluno deverá será capaz de:
-Compreender os aspectos teóricos e práticos actuais para poder aplicar técnicas de finanças empresariais a
situações do mundo real.
– Compreender e saber como aplicar as decisões de investimento, financiamento e controlo de uma empresa.
– Saber realizar um Plano de investigação científico no domínio dos principais tópicos (Valor, Estrutura de capital,
Investimento e Dividendos)

Programa

1. Introdução
1.1 Paradigma e âmbito das Finanças Empresariais
1.2 A evolução das Finanças Empresariais
1.3 Mercados e os instrumentos financeiros
2. Controlo da empresa e mercado de empresas
2.1 O controlo da empresa
2.2 Modalidades jurídicas das empresas
2.3 Estrutura de propriedade
2.4 Problemas de agência
2.5 Corporate governance
2.6 Remunerações e incentivos
2.7 Mercado de empresas
3. Teoria da agência
3.1 A empresa como nexus de contractos
3.2 O problema da agência e os custos de agência
3.3 Implicações da teoria da agência
4. Estrutura de capital
4.1 A importância do problema da estrutura de capital
4.2 Os teoremas de Modigliani e Miller
4.3 Modelo de alavancagem com custos de agência e economias fiscais
4.4 Teoria da PeckingOrder
5. Política de dividendos
5.1 O puzzle dos dividendos
5.2 A política de dividendos em mercados perfeitos
5.3 O efeito das imperfeições dos mercados
5.4 O modelo de agência
5.5 O modelo de sinalização

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Augusto, M. G. Gomes, 2006, “Política de Dividendos e Estrutura de Capital – Respostas e Dúvidas do Estado da
Arte, Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN: 972-8704-73-9.
Baker, H. kent, 2009, “Dividends and Dividend Policy”, ISBN: 978-0-470-45580-7.
Brealey, Richard A.; Stewart C. Myers, Franklin Alen 2008, Princípios de finanças empresariais, 8 edição.
Damodaran, Aswath, Corporate finance – theory and practice, John Wiley & Sons, Inc., 1997.
Esperança, J. P , Matia F., Finanças Empresariais.
Hilier, D., Iain Clacher, Ross, S., Randolph W., Bradford J.,2012. Fundamentals of Corporate Finance, McGraw-Hill,
European edition.
Ross, S.; R. Westerfield e J. Jaffe, 2005, Corporate Finance, McGraw Hill, 7ª edição.
Vernimmen P, Quiry P, Dallocchio M, Le Fur Y, Salvi A.,2011. Corporate Finance, Theory and Pratice, third edition.