Métodos de Ensino
A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
Resultados de Aprendizagem
– Analisar e discutir as interseções existentes entre as dimensões do currículo, as metodologias e a gestão do pessoal docente;
– Compreender o papel da monitorização e avaliação da implementação dos projetos de gestão pedagógica;
– Contribuir para uma visão estratégia de promoção do sucesso dos alunos, através de uma abordagem centrada em projetos de gestão e inovação pedagógica implementados no território nacional no quadro dos normativos em vigor;
– Refletir sobre práticas inovadoras de gestão pedagógica e impactos na qualidade das aprendizagens e da melhoria da escola.
Programa
1- Gestão Pedagógica – perspetivas para a conceptualização; 2 – Metodologias para ao Desenho de Projetos de Gestão Pedagógica; 3 – Implementação de Projetos de Gestão Pedagógica em UO; 4 – Acompanhamento, supervisão, monitorização e avaliação de Projetos de Gestão Pedagógica (impacto nos territórios).
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Apresentação oral - 20.0%
- - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%
- - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barroso, J. (1999). A escola entre o local e o global: perspetivas entre o local e o global. Lisboa:Educa
Fullan, M. (2002). Las Fuerzas del Cambio: Explorando las profundidades de la reforma educativa. Madrid: Ediciones AKAL.
Hargreaves, A. (1988). Os professores em Tempo de Mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: Mc Graw-Hill
Lima, J. A. (2004). O currículo construído: Da autonomia da escola à colaboração profissional entre docentes. Revista de Estudos Curriculares , 54-84. APEC-Braga
Lima, J. A. (2011b). A Administração Escolar: Estudos. Porto:Porto Editora