Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas teóricas e práticas. Os alunos treinam os padrões motores gímnicos e elaboram trabalhos escritos sobre as matérias.
A avaliação será continua/periódica (AC/P)ou exame (AE)
Participação presencial – 10%
Trabalho laboratorial ou de campo – 60%
Teste – 30%
Exame: 100%
Para acesso à avaliação final por exame, os estudantes têm de obter um mínimo de 35% pontos na prática laboratorial ou de campo.
Resultados de Aprendizagem
1. Promover a aquisição de conhecimentos sobre as especifidades da modalidade de ginástica relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional atual, regulamentos e ajuizamento, filosofia educacional da FGP, aparelhos na ginástica e espaços gímnicos
2. Promover a aquisição de conhecimentos e competências na execução dos padrões motores gímnicos tendo em conta a ideia de corpo como meio de construção de movimento gímnico associado, a postura, o equilíbrio corporal e a amplitude dos movimentos
3. Promover a aquisição de saberes teóricos sobre a nomenclatura gímnica
4. Promover a aquisição de conhecimentos sobre a aptidão física geral e específica na ginástica
5. Promover a aquisição de conhecimentos e competências sobre o planeamento de curto, médio e longo prazo, incluindo planos de sessões de treino
6. Desenvolver competências didáticas sobre a orientação de treinos
7. Desenvolver competências de avaliação do ginasta
Programa
1. Caracterização da modalidade no contexto dos desportos.
2. Enquadramento histórico e institucional, regulamentos, espaços e aparelhos.
3. Padrões motores gímnicos, postura, equilíbrio e amplitude dos movimentos.
4. Preparação física do ginasta.
5. Pedagogia e didáctica na ginástica.
6. Planeamento e orientação de sessões de treino de ginástica.
7. Testes e avaliação dos ginastas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%
- - Frequência - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Araújo, C. (2013). Ginástica: manual de ajudas (3ª ed.). Porto: Porto editora.
Carrasco, R. (1982). Pedagogia dos aparelhos. São Paulo: Manole.
Carrasco, R. (1983). Ginástica com Aparelhos. São Paulo: Manole
Federation Française de Gymnastique (1990). Fiches Techniques et Pedagogiques de l´animateur et de l´initiateur. Paris: Federation Française de Gymnastique.
Soler, P. (1982). Ginástica de solo. São Paulo: Manole.