Métodos de Ensino
Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; Apresentação e discussão de etudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.
– Componente teórica pratica– frequência baseada em casos praticos, previamente agendada, com uma duração de cerca de 1h30m, em que a nota terá que ser igual ou superior a 9.5.
– Componente prática – conjunto dos relatórios, pareceres e trabalhos de estudo de caso, e realizar e entregar no final de cada momento de avaliação, previamente agendado, cuja nota global terá que ser igual ou superior a 9.5.
Participação obrigatória do aluno, no em todos estes momentos de avaliação.
50% frequência(componente teórico pratica) + 50% nota da componente pratica
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Legislação e regulamentação aplicável à área de conhecimento tipos de habitat e a sua relação com a saúde humana saúde urbana e as implicações na saúde ambiental analise de projetos
O aluno deve adquirir aptidões para:
Identificar as condições de habitabilidade de uma edificação consoante o seu uso
Reconhecer os princípios básicos de uma habitação saudável
Saber intervir em situações de insalubridade
O aluno deve adquirir competências para:
Identificar, avaliar e intervir na promoção da higiene/salubridade dos vários tipos de habitat artificial humano;
Compreender a aplicação da abordagem ecossistémica no âmbito do habitat humano artificial;
Identificar os princípios de sustentabilidade do habitat e relacionar com a saúde das populações
Programa
• Habitat natural
• Habitat Artificial
• Habitat natural versus habitat artificial
• Principios Básicos de uma Habitação Saudável
• Necessidades estruturais a funcionais para uma Habitação Saudável
• ReGEU
• Necessidades Especiais de Alojamento e Acessibilidades das Pessoas com Mobilidade Condicionada
• Licenciamento e funcionamento (Parques de Jogo e de Recreio, Piscinas, Lares de Idosos, Edificações Escolares,
• Creches e Jardins de Infância, Parques de Campismo, Estabelecimentos de Saúde Públicos e Privados,
• Estabelecimentos Alimentares: Restauração e Bebidas; Talhos e Peixarias; Hipermercados, Estabelecimentos
• Hoteleiros e Similares, Venda Ambulante
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
GORDELJEVIC, Vijoleta – Healthy buildings, healthier people : HEAL briefing. Brussels : HEAL, 2018. 15 p.
LAURIA, Alejandro – Sustentabilidade na construção. 1ª ed. Lisboa : Verlag Dashöfer, 2007. 92 p. ISBN 978-972-8906-95-5.
RAMOS, T.L.B. 2006. Os Espaços do Habitar Moderno: Evolução e Significados, colecção de Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, edição Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia
SALDIVA, Paulo; Vida Urbana e Saúde: os desafios dos habitantes das metrópoles; Editora Contexto (2018); ISBN: 978-85-520-0039-6