Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática
Física
Geografia
Meteorologia
Pedologia
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Na realização de trabalhos práticos sobre a matéria dada, nomeadamente trabalhos integrativos de aspectos hidráulicos e hidrológicos;
2. No estudo convencional das matérias de hidráulica e hidrologia, nos aspectos básicos leccionados, considerados determinantes para o desempenho no exercício da profissão.
3. Na pesquisa bibliográfica sobre assuntos de hidráulica e hidrologia, nomeadamente os assuntos actuais de discussão pública sobre os sistemas hídricos e questões sociais relacionadas com a água, numa perspectiva de consciencialização do papel da água e da engenharia na sociedade e no desenvolvimento sustentável.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as seguintes competências abaixo identificadas.
Como resultado do processo de aprendizagem, o estudante:
1. Conhece conceitos básicos de hidrologia e dos processos hidrológicos de precipitação, intercepção, infiltração, evaporação e evapotranspiração;
2. Conhece os princípios básicos da hidrodinâmica e dos escoamentos líquidos sob pressão;
3. Conhece os princípios hidráulicos do escoamento com superfície livre e em meios porosos;
4. Conhece os princípios dos processos hidrológicos de escoamento superficial e subterrâneo.
Programa
Os conteúdos a abordar são os seguintes:
Generalidades sobre a importância da Hidráulica e da Hidrologia.
Leis gerais da hidráulica: Propriedades dos líquidos. Hidrostática. Hidrocinemática. Hidrodinâmica.
Estudo geral dos escoamentos líquidos. Leis de resistência dos escoamentos uniformes.
Escoamentos permanentes sob pressão, com superfície livre e em meios porosos.
Conceitos fundamentais de hidrologia: Ciclo hidrológico e balanço hidrológico. Bacia hidrográfica. Tempo de concentração. Tempo de retorno e leis de probabilidade.
Estudo dos processos hidrológicos: Precipitação. Intercepção e retenção superficial. Evaporação e evapotranspiração. Infiltração. Escoamento de superfície. Escoamento subterrâneo.
Utilizações e gestão da água: O papel da água na sociedade. Enquadramento político-legal para a gestão da água.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste Teórico - Prático - 100.0%
- - Teste Teórico - Prático do Módulo 2 - Processos hidrológicos - 50.0%
- - Teste Teórico - Prático do Módulo 1 - Hidrodinâmica - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Azagra, M.A., & Hevia, J. N. (1996). Hidrologia Florestal, el ciclo hidrologico: Un. Valladolid.
Hipólito, J. R., & Vaz, A. C. (2017). Hidrologia e Recursos Hídricos: IST Press, Lisboa.
Lencastre, A. (1996). Hidráulica Geral: Edição do autor, Lisboa.
Lencastre, A., & Franco, F. (2003). Lições de hidrologia: Fundação Armando Lencastre, Lisboa.
Musy, A., & Higy, C. (2004). Hydrologie, une science de la nature: Presses PUR, Lausanne.
Quintela, A. de C. (2005). Hidráulica: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (9ª edição).