Conhecimentos de Base Recomendados
Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: C – utilizador proficiente
Métodos de Ensino
Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.
1. Avaliação contínua
a) Apresentação oral (30%) – 2 (duas) apresentações orais (30m);
b)Participação(20%) – de temáticas propostas, seminários/workshops/ visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar;
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 estudantes (50%) -c. 25 p. (exceto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva 1 semana após as apresentações.
2. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).
Resultados de Aprendizagem
1. Aquisição de competências metodológicas e conceptuais em História da Música e Artes.
2. Conhecimento da literatura específica nos domínios da história e cultura da música e arte desde o virar do séc. XIX, do pós-guerras à atualidade.
3. Conhecimento das principais problemáticas, tendências estilísticas, instituições, práticas e discursos, compositores, movimentos, géneros musicais, repertório musical, músico-teatral e multimédia das épocas e períodos.
4. Domínio das metodologias atuais de investigação.
Programa
Abordagem breve da música ocidental da 1ª metade do séc. XX. Conceitos de “modernismo”, “modernidade” e “vanguarda” e aplicação à música. Multipolaridade da mensagem musical. Nacionalismos.
Paralelismo pictórico-musical: Monet, Manet, Pissarro, Degas, Renoir e Cézanne e a importância da luz e da cor; Debussy e outros compositores como M. Ravel, G. Fauré, E. Satie. Dos herdeiros do passado: Mahler e Richard Strauss. Dos homens revolucionários: Stravinsky e Schoenberg. O dodecafonismo ou música serial e a Escola de Viena.
Pluralismo de estilos do /no séc. XX. Da música Pop e do Rock. O Jazz. O Blues. Dança e Ballet. Diaghileff e o ballet russo.
O Futurismo. Das tecnologias do som e da imagem na exploração do espaço sonoro e audiovisual: Stockhausen, Schaeffer, Xenakis. A literacia digital e multimédia e a exploração de novas práticas e formas de expressão.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Apresentação oral - 30.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Borges, V; Costa, P. et al. (orgs),(2012). Criatividade e Instituições: novos desafios à vida dos artistas e dos profissionais da cultura. Imprensa de Ciências Sociais.
Carvas-Monteiro, M. A. (2015). Da música na Universidade de Coimbra (1537-2007). Das Artes Liberais aos Estudos Artísticos. Edição do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos/UC.
Griffits, P. (2010). Modern music and after. Oxford University Press.
Lévy, P. (2000). Cibercultura. Instituto Piaget.
Prosser, E. S. (2010). Graffiti. Kairós.
Shusterman, R. (2006). Estética rap: violência e a arte de ficar na real. In D. Darby, & Shelby (ed.), Hip-hop e a filosofia: da rima à razão. Madras.
Taruskin, R. (2010). Oxford History of Western Music, V. 5: Music in the Late Twentieth Century. Oxford University Press.
Taylor, T. (2001). Strange Sounds: Music, Technology & Culture. Routledge.
Outras referências bibliográficas serão indicadas.