Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
O processo de ensino aprendizagem desta unidade curricular compreende a exposição oral, exercícios de leitura, reflexão e pesquisa e a realização de trabalhos práticos com exposição oral nas aulas. Elaboração e discussão de relatórios de visitas.
Resultados de Aprendizagem
1- Caracterizar os grandes períodos da pré-história e da história da civilização ocidental;
2- Caracterizar os principais movimentos da história da arte, com destaque para os estilos arquitetónicos mais usados no património construído em Portugal;
3- Relacionar a história da arte com a história de Portugal;
4- Descrever diferentes formas de património material e imaterial no território nacional, contextualizando-as histórica
e socialmente;
5- Conhecer património classificado em Portugal, bem como as características gerais dos processos de classificação;
6- Caracterizar processos de patrimonialização, em particular os relacionados com o mundo rural.
7- Descrever diversos tipos de património de âmbito rural.
Programa
a) Periodização da civilização ocidental; as raízes judaico-cristãs; a influência romana e o islamismo; as grandes linhas de transformação das estruturas políticas, sociais e económicas do Portugal independe;
b) Os vestígios das civilizações pré-históricas; pinturas e gravuras rupestres; monumentos megalíticos; cerâmica e metais.
c) Caracterização e contextualização dos principais movimentos artísticos em portugal: os vestígios da antiguidade clássica; construções paleocristãs e a influência islâmica; os estilos românico, gótico, manuelino, renascentista, maneirista, barroco, rococó, neoclássico, arte nova e modernismo; outras manifestações artísticas;
d) Conceito e características do património; classificação do património cultural; legislação; o património como estratégia de desenvolvimento e como recurso turístico; exemplificação de diversos tipos de património material e imaterial;
e) Processos de patrimonialização: conceito e exemplos no mundo rural.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
MARQUES, O. (dir.) Nova História de Portugal. Lisboa: ed. Presença, 12 vols.
MATTOSO, J. (dir.) História de Portugal . Lisboa: Círculo de Leitores, 8 vols.
OLIVEIRA, E. V.; GALHANO, F. (1992) Arquitectura Tradicional Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote.
PEREIRA, P. (dir.) (1998) História da Arte Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores, 3 vols.
PINTO, A.; L. Meireles; F. Cambotas; M. Cernadas – Cadernos de História de Arte. Porto: Porto Ed., 10 vols.
NABAIS, A. J. C. M. (1993) “Nova museologia – Novas práticas museológicas”, Vértice 54, Maio – Junho, pp. 46-50.
HERNÁNDEZ, L. A., (1999) Museologia y Museografia, Barcelona: Ediciones del Serbal.
ROCHA-TRINDADE, M. B. (coord.) (1993) Iniciação à Museologia, Lisboa: Universidade Aberta.
SIMÕES, O.; CARREIRA, V. (2012), “Póvoa Dão Village: an instance of ‘heritagization’ for tourist attraction and local development”. Tourism, Culture & Communication. Vol. 12.
PÉREZ, Xerardo P (2009), Turismo Cultural. Uma visão antropológica. PASOS, Tenerife