Horticultura Biológica

Métodos de Ensino

Expositiva para a componente teórica; apresentação de vídeos, diaporamas, documentários e materiais específicos; visitas de estudo.
Elaboração de trabalhos de campo, com observação e discussão, visando a estruturação e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
A avaliação contínua é feita por módulos:
Módulo 1 (peso 50%) avalia os resultados de aprendizagem (RA) referentes às competências 1 e 2 através de um teste escrito com questões de escolha múltipla, resposta orientada, de desenvolvimento e numa eventual prova prática e oral.
Módulo 2 (peso 50%) avalia os RA referentes às competências 3 e 4 através de um teste escrito com questões de escolha múltipla, resposta orientada, de desenvolvimento e numa eventual prova prática e oral.
A aprovação em avaliação contínua requer uma classificação superior ou igual a 7,5 em cada um dos módulos e classificação final ponderada superior ou igual a 9,5 valores.
Em exame final é usado o mesmo procedimento da avaliação contínua.

Resultados de Aprendizagem

1- Entender o conceito de Horta Biológica e a sua diferença do conceito convencional.
2- Adquirir noções da importância da Horticultura.
3- Entender o valor do equilíbrio do ecossistema hortícola.
4. Incentivar a presença da biodiversidade.
5. Conhecer métodos de prevenção na protecção das culturas
6. Planear, instalar e manter o espaço da horta biológica segundo a Produção Biológica (PB),
7. Identificar famílias e espécies hortícolas e entender as suas exigências culturais e as suas interelações
com o ecossistema envolvente.
8. Possuir conhecimentos relevantes no âmbito da tecnologia hortícola biológica.
9. Adaptar e executar as tarefas e práticas hortícolas integradas no âmbito da PB.

Programa

Competência 1:
Conhecer o conceito de Horta Biológica (HB) e a sua importância;
Ter noções de biodiversidade no ecossistema hortícola;
Entender o valor do equilíbrio do ecossistema hortícola
Competência 2:
Planear e instalar uma Horta Biológica;
Conhecer a tecnologia hortícola de operações culturais e cuidados especiais aplicáveis em PB;
Competência 3:
Ter noções de produção acelerada de plantas em estufas, estufins, túneis, cobertura do solo, viveiros e
substratos.
ACEF/1415/07187 – Guião para a auto-avaliação Página 84 de 117
http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=e59aa00b-f991-427e… 23-12-2014
Competência 4:
Identificar famílias e espécies hortícolas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Módulo 2 - Avalia as Competências 3 e 4 - 50.0%
  • - Módulo 1 - Avalia as Competências 1 e 2 - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

NETO, J.F. (1995). Manual de Horticultura Ecológica. Ed. Nobel. São Paulo.

ALMEIDA, D. (2006). Manual de Culturas Hortícolas, Vol. I. Editorial Presença. Lisboa.

GERBE, V. (1988). A Horta Biológica. Europa-América. Portugal.

BEAZLEY, M. (1995). Organic Gardening. The Royal Horticultural Society’s Enciclopedia of Practical Gardening. London.

MACVICAR, J. (2003). O Poder das Ervas Aromáticas. Dorling Kindersley-Civilização Editores. London-Porto.

AUBERT, C. (1979). El Huerto Biológico. Ed. Integral. Barcelona.

SHALL, Serge (2005). Le BioJardin, Edisud. Aix-en-Provence.

ALMEIDA, D. (2006). Manual de Culturas Hortícolas, Vol. II. Editorial Presença. Lisboa.

RENAUD, V. & DUDONET, C. (1991). Le Potager par les méthodes naturelles, un trésor de santé. Éditions Rustiques. Paris.

BUNT, A.C. (1988). Media and Mixes for Container Grown Plants. Unwin Hyman Ltd, London, G.B., 309 p.

MAROTO, J.V. (1990). Elementos de Horticultura General. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.