Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia
Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de videos, diaporamas e documentários, como complemento da informação nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar.
A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respetiva aplicabilidade.
Resultados de Aprendizagem
1- Entender o conceito de Horta Biológica e a sua diferença do conceito convencional. 2- Adquirir noções da importância da Horticultura. 3- Entender o valor do equilíbrio do ecossistema hortícola. 4. Incentivar a presença da biodiversidade. 5. Conhecer métodos de prevenção na proteção das culturas 6. Planear, instalar e manter o espaço da horta biológica segundo a Produção Biológica (PB), 7. Identificar famílias e espécies hortícolas e entender as suas exigências culturais e as suas interelações com o ecossistema envolvente. 8. Possuir conhecimentos relevantes no âmbito da tecnologia hortícola biológica. 9. Adaptar e executar as tarefas e práticas hortícolas integradas no âmbito da PB.
Programa
1. Conceito de Horticultura e sua importância; 2. O Planeamento e Instalação de uma horta; regras e princípios a estabelecer: afolhamentos, rotações, consociações, culturas intercalares e escalonamento; 3. Conhecimentos de tecnologia hortícola e de operações culturais: sementeiras, transplantação, repicagem, rega, desbaste e monda; 4. Cuidados especiais em horticultura: enxertia, poda, desponta, capação e castração, tutoragem, branqueamento e estiolamento; 5. Conhecimentos de tecnologia hortícola no que respeita a: estufas, túneis, viveiros e substratos; 6. O “efeito de estufa” e a “inversão de temperatura”; métodos, técnicas, sistemas e materiais utilizados em “forçagem, semi-forçagem e cobertura do solo”; 7. Condicionamento ambiental e desinfeção do solo; 8. Exigências e operações culturais das principais famílias e espécies hortícolas e identificação de sementes;
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1 - Avalia as Competências 1 e 2 - 50.0%
- - Módulo 2 - Avalia as Competências 3 e 4 - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ALMEIDA, D. (2006). Manual de Culturas Hortícolas, Vol. I e II. Editorial Presença. Lisboa.
ALMEIDA D. e REIS M. (2017) Engenharia Hortícola, Agrotec, Publindustria, Lisboa.
AUBERT, C. (1979). El Huerto Biológico. Ed. Integral. Barcelona.
BEAZLEY, M. (1995). Organic Gardening. The Royal Horticultural Society’s Enciclopedia of Practical Gardening. London.
BUNT, A.C. (1988). Media and Mixes for Container Grown Plants. Unwin Hyman Ltd, London, G.B., 309 p.
GERBE, V. (1988). A Horta Biológica. Europa-América. Portugal.
MACVICAR, J. (2003). O Poder das Ervas Aromáticas. Dorling Kindersley-Civilização Editores. London-Porto.
MAROTO, J.V. (1990). Elementos de Horticultura General. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.
NETO, J.F. (1995). Manual de Horticultura Ecológica. Ed. Nobel. São Paulo.
RENAUD, V. & DUDONET, C. (1991). Le Potager par les méthodes naturelles, un trésor de santé. Éditions Rustiques. Paris.
SHALL, Serge (2005). Le BioJardin, Edisud. Aix-en-Provence.