Identidade, Cultura e Mercados

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.

Resultados de Aprendizagem

A. Desenvolver a compreensão da importância dos conceitos de identidade e cultura aplicados ao Marketing;

B. Perceber a dinâmica da relação entre o Marketing Estratégico, Marketing Operacional e Comportamento do Consumidor;

C. Capacitar para a gestão na diversidade, multiculturalidade em mercados internos e internacionais.

D. Perceber o papel das tendências e dinâmicas identitárias e culturais na estratificação e segmentação das audiências. 

E. Desenvolver uma atitude favorável em relação à leitura e interpretação de textos técnicos e científicos;

F. Dinamizar pesquisas e trabalhos aplicados, solucionar problemas e identificar estratégias de resolução.

Programa

1. A Identidade e o Marketing;

1.1. Identidade Pessoal e atributos do consumidor;

1.1.1. Psicologia do consumo, identidade, personalidade e imagem;

1.1.2. Novas metodologias de caracterizar públicos-alvo e audiências;

1.2. Identidade Organizacional;

1.3. A Imagem e a Identidade: o caso concreto das perceções e da reputação;

1.4. O posicionamentos das marcas.

 

 

2. A Cultura e o Marketing;

2.1. Cultura e Comportamento do Consumidor;

2.2. Níveis de Cultura;

2.3. Culturas e subculturas;

2.4. Dimensões da Cultura;

2.5. Culturas Nacionais e Marketing Crosscultural.

 

3. A caracterização de Mercados

3.1. Mercados nacionais pluriculturais

3.2. Adaptação a mercados internacionais

3.3. Modelos de análise e case studies

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Teste - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Herbig, P. A. (1998). Handbook of Cross-Cultural Marketing. The International Business Press

Hingley, M. K. (2016). New Cultures Of Food – Marketing Opportunities From Ethnic, Religious And Cultural Diversity. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315555218

Lipovetsky, G., & Serroy, J. (2010). A Cultura-Mundo: Resposta a Uma Sociedade Desorientada. Edições 70

McCracken, G. (2011). Chief Culture Officer: como a cultura pode determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. ALEPH

Meyer, E. (2016). The Culture Map – Decoding How People Think, Lead, And Get Things Done Across Cultures. Public Affairs

Mooij, M. K. (2004). Global Marketing and Advertising: Understanding Cultural Paradoxes. Sage Publications

Mooij, M. K. (2010). Consumer behavior and culture: consequences for global marketing and advertising. Sage Publications

Sherry, J.F., & Fisher, E. (2019). Contemporary Consumer Culture Theory. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315563947