Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
Resultados de Aprendizagem
A. Desenvolver a compreensão da importância dos conceitos de identidade e cultura aplicados ao Marketing;
B. Perceber a dinâmica da relação entre o Marketing Estratégico, Marketing Operacional e Comportamento do Consumidor;
C. Capacitar para a gestão na diversidade, multiculturalidade em mercados internos e internacionais.
D. Perceber o papel das tendências e dinâmicas identitárias e culturais na estratificação e segmentação das audiências.
E. Desenvolver uma atitude favorável em relação à leitura e interpretação de textos técnicos e científicos;
F. Dinamizar pesquisas e trabalhos aplicados, solucionar problemas e identificar estratégias de resolução.
Programa
1. A Identidade e o Marketing;
1.1. Identidade Pessoal e atributos do consumidor;
1.1.1. Psicologia do consumo, identidade, personalidade e imagem;
1.1.2. Novas metodologias de caracterizar públicos-alvo e audiências;
1.2. Identidade Organizacional;
1.3. A Imagem e a Identidade: o caso concreto das perceções e da reputação;
1.4. O posicionamentos das marcas.
2. A Cultura e o Marketing;
2.1. Cultura e Comportamento do Consumidor;
2.2. Níveis de Cultura;
2.3. Culturas e subculturas;
2.4. Dimensões da Cultura;
2.5. Culturas Nacionais e Marketing Crosscultural.
3. A caracterização de Mercados
3.1. Mercados nacionais pluriculturais
3.2. Adaptação a mercados internacionais
3.3. Modelos de análise e case studies
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Herbig, P. A. (1998). Handbook of Cross-Cultural Marketing. The International Business Press
Hingley, M. K. (2016). New Cultures Of Food – Marketing Opportunities From Ethnic, Religious And Cultural Diversity. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315555218
Lipovetsky, G., & Serroy, J. (2010). A Cultura-Mundo: Resposta a Uma Sociedade Desorientada. Edições 70
McCracken, G. (2011). Chief Culture Officer: como a cultura pode determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. ALEPH
Meyer, E. (2016). The Culture Map – Decoding How People Think, Lead, And Get Things Done Across Cultures. Public Affairs
Mooij, M. K. (2004). Global Marketing and Advertising: Understanding Cultural Paradoxes. Sage Publications
Mooij, M. K. (2010). Consumer behavior and culture: consequences for global marketing and advertising. Sage Publications
Sherry, J.F., & Fisher, E. (2019). Contemporary Consumer Culture Theory. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315563947