Métodos de Ensino
As aulas serão maioritariamente de carácter expositivo, suportadas por apresentações, apontamentos dos docentes, e discussão sobre estudos de caso. Serão constituídos grupos que deverão apresentar um trabalho orientado com um relatório escrito, devendo conter na bibliografia 2 referências “ISI Web Knowledge”.
Após a 3ª aula iniciarão um trabalho de “projecto”, apoiado pelos docentes envolvidos na UC, que deverá obrigatoriamente avaliar o impacto da actividade agrícola e pecuária, podendo ter por base numa exploração agropecuária ou duas explorações distintas sendo uma agrícola e outra pecuária. Este trabalho apresentará inovações baseadas em pesquisa científica e em regulamentos actuais que pretendam diminuir o impacto da actividade agropecuária sobre o meio ambiente.
Resultados de Aprendizagem
Ter conhecimentos para desenvolver um projecto de impacto ambiental dentro das normas nacionais.
Obter critérios racionais para a implementação de decisões relacionadas com a gestão integrada de áreas agrícolas. Desenvolver “catálogos” de boaspráticas com as mais actuais práticas de protecção ambiental
Equacionar as consequências da actividade agropecuária no meioambiente. Conhecer metodologias de avaliação e monitorização de impactos ambientais
Programa
Identificação dos desafios ambientais presentes e futuros, com particular incidência sobre o papel das atividades agropecuárias enquanto atividades poluidoras e o seu potencial depurador.
O enquadramento legal das Avaliações de Impacto Ambiental em Portugal e na União Europeia, em particular no que respeita às actividades agropecuárias. Utilização de fertilizantes orgânicos, recolha, compostagem e distribuição? produtos e subprodutos da atividade agropecuária.
Impacto ambiental da atividade agropecuária. Importância do solo a) Limites à aplicação de adubos, estrumes e lamas. b) Controlo ambiental da aplicação de pesticidas.
Normas portuguesas de Produção Integrada e Protecção Integrada (manuais de produção, métodos utilizados e objectivos a atingir) A actividade agropecuária e a biodiversidade. Apresentar exemplos de “catálogos” de boas-práticas.
Tratamento de efluentes e conversões em instalações pecuárias.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Monografia - 60.0%
- - Apresentação e discussão oral - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ministerio del Medio Ambiente (1998) Guía para la elaboración de estudios del medio físico: contenido y metodología/Miguel Aguilo Alonso et al. Centro Publicaciones Secretaría General Técnica. Madrid.
Erickson, A.(1994) A pratical guide to environmental impact assessment. San Diego. California.
Rodrigues, G.? Campanhola, C.? Kitamura, P. (2002) Avaliação de impacto ambiental da inovação tecnológica agropecuária: um sistema de avaliação para o contexto institucional de P & D. Cadernos de Ciência & Tecnologia. Volume 19, n. 3, p. 349375. Brasília
Canter, W. (1996) Environmental impact assessment. 2nd edition. McGrawHill. New York. (McGrawHill series in water resources and environmental engineering)
Stewart, C. (2004) Genetically modified planet: environmental impacts of genetically engineered plants. Oxford: University Press.