Conhecimentos de Base Recomendados
O domínio da língua inglesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais de nível intermédio é essencial para um bom aproveitamento a esta unidade curricular.
Métodos de Ensino
Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem dos/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada nos/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming.
A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Inglês Aplicado às Ciências Empresariais tem como objetivo primordial fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhes permitam a utilização satisfatória da Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação no mundo dos negócios.
Competências a desenvolver pelos/as estudantes
Com esta disciplina pretende-se que os nossos e as nossas estudantes sejam capazes de conciliar vocabulário técnico e terminologia específica das áreas das ciências empresariais e económicas com estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa. Desta forma, esta unidade curricular contempla, igualmente, uma revisão, prática e consolidação de estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa.
Programa
I. Candidatura a um emprego
1. Anúncios;
2. Carta de candidatura/apresentação;
3. Curriculum vitae;
4. Entrevista de emprego.
II. Correspondência comercial
1. Estrutura de cartas de negócios (formais vs informais);
2. Pedidos de informação;
3. Respostas e orçamentos;
4. Encomendas;
5. Pagamentos:
a) Fatura;
b) Extrato de conta;
c) Nota de débito;
d) Nota de crédito.
6. Reclamações, pedidos de desculpa e ajustamentos.
III. Revisão/consolidação
1. Números/cálculo;
2. Graus dos adjetivos;
3. Quantificadores;
4. Verbos compostos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.
GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português (1ª ed. 2000). ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.
HARMAN, Clive M. (2016). All You Need To Know About Job Searching Skills: C. V. / Resume: Cover Letters: Interviewing Techniques Application Forms For Home Study or Training Candidates. Createspace Independent Publishing Platform.
HOPKINS, David and Harold Randall (2017). Cambridge International AS and A Level Accounting Coursebook. Cambridge: Cambridge University Press.
WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.
Bibliografia secundária
ASHLEY, A. (2003). A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.
FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2008). English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.
FERRAINO, Cindy (2010). The Complete Dictionary of Accounting & Bookkeeping Terms Explained Simply. Atlantic Publishing Group Inc.
MACKENZIE, Ian (2008). English for the Financial Sector. Cambridge: Cambridge University Press.
MARKS, Jon (2009). Check your English Vocabulary for Banking and Finance. London: Bloomsbury.
SCOTT, Roger, John Adams (2020). English for Accountancy in Higher Education Studies. Garnet Education.
TAYLOR, Shirley (2012). Model Business Letters, Emails and Other Business Documents. Harlow: Pearson Education Limited.