Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de inglês correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.
Métodos de Ensino
Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem do/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming. A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular, o/as estudantes terão contacto com a forma como se estrutura uma conversa telefónica em Língua Inglesa em contexto empresarial, abordando questões como a repetição de ideias, reclamações, resolução de problemas, entre outros. De igual forma, serão abordados os temas das apresentações e reuniões, proporcionando aos estudantes ferramentas para poderem, em contexto de mercado de trabalho real, concretizar este tipo de atividades. Também serão revistas e consolidadas estruturas gramaticais da Língua Inglesa.
Programa
I – Telephoning
1. Preparing to make a telephone call
2. Receiving calls
3. Taking and leaving messages
4. Asking for and giving repetition
5. The secretarial barrier
6. Problem-solving on the telephone
7. Complaints
8. Ending a call
II – Meetings
1. Making meetings effective
2. Sorry to interrupt, but…
3. What do you mean by…?
III – Presentations
1. Planning and getting started
2. The middle of the presentation
3. The end is near…this is the end
IV – Grammar
1. Verb tenses
2. Time and place prepositions
3. If-clauses
4. Modal verbs
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal:
NATEROP, B. Jean (2004). Telephoning in English. Cambridge: Cambridge University Press.
POWELL, Mark (2018). Dynamic Presentations. Cambridge Professional Skills. Cambridge: Cambridge University Press.
WALLWORL, Alan (2016). English for Presentations at International Conferences.
Bibliografia secundária:
DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.
IRVINE, Mark and Marion Cadman (2003). Commercially Speaking. Oxford: Oxford University Press.
MACKENZIE, Ian (1997). English for Business Studies. Cambridge: Cambridge University Press.
MARKS, Jon (2012). Check Your English Vocabulary for Banking and Finance. Bloomsbury.
MASCULL, Bill (2017). Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
SINGLETON, Jane and Wendy Teraoka (1996). Business Listening and Speaking. Harlow: Longman Business English.