Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de inglês correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas, sendo, assim, a primeira parte da aula mais expositiva e a segunda a aplicação prática da primeira. Avaliação: Contínua – Avaliação da Unidade Curricular através de uma frequência a realizar nas horas letivas e de um trabalho prático, individual ou em grupo, a apresentar oralmente também nas horas letivas. Assim: – Frequência: 12 valores (em 20) – Trabalho prático com apresentação oral: 8 valores (em 20). A nota final será o cálculo da média ponderada destas duas componentes. Se o aluno optar por esta modalidade de avaliação, terá que assistir a um mínimo de 85% das aulas lecionadas. Final – Avaliação da Unidade Curricular através de um exame final a realizar nas épocas normal, de recurso e especial, cotado para 13 valores (em 20). O aluno fará ainda um exame oral, obrigatório, cotado para 7 valores (em 20). A nota final será o cálculo da média ponderada destas duas componentes.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular, o aluno terá contacto com importantes tipos de correspondência em Inglês, que incluem a carta de candidatura a um emprego e respetivo curriculum vitae. Através do estudo da forma e da linguagem desta correspondência, o aluno será capaz de interpretar e escrever cartas em múltiplas situações recorrentes na sua área profissional. Sem questionar o papel fundamental da carta na empresa, serão analisadas outras formas de correspondência usadas preferencialmente em determinadas situações, quer dentro quer fora da empresa. Também nesta unidade curricular serão revistas e consolidadas estruturas gramaticais da Língua Inglesa.
Programa
I – Formas de correspondência/comunicação
1. A carta de negócios
2. O e-mail
3. WhatsApp
4. Zoom
II – Cartas em situações profissionais
1. Emprego
a) Carta de candidatura
b) Curriculum vitae
c) Contrato de emprego
d) Carta de recomendação
e) Entrevista de emprego
2. Convites
a) Um convite formal
b) Aceitar um convite formal
c) Recusar um convite formal
d) Convidar um orador
III – Conteúdos gramaticais
1. Tempos verbais
2. Preposições
3. Adjetivos
4. Orações relativas
5. Modal verbs
6. Artigos
7. Reported speech
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 40.0%
- - Trabalho final - 20.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ASHLEY, A. (2003) A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.
MACRAE, Paul (2014) Business and Professional Writing – A Basic Guide. Peterborough: Broadview Press
LOUGHEED, Lin (2003) Business Correspondence: A Guide for Everyday Writing (Intermediate). Longman.
TALBOT, Fiona (2016) How to Write Effective Business English. S.l.: Kogan Page Publishers.
VINCE, Michael (2003) Advanced English Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan.
WILSON, James M., Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004) Manual de Correspondência: Inglês-Português. Coimbra: Almedina.