Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos da Língua Inglesa correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas, sendo, assim, a primeira parte da aula mais expositiva e a segunda a aplicação prática da primeira. Avaliação: A. Avaliação da Unidade Curricular através de duas frequências a realizar nas horas lectivas e de um trabalho prático, individual ou em grupo, a apresentar igualmente nas horas lectivas. Assim: – Testes: 15 valores (7.5+7.5) – Trabalho prático: 5 valores. Se o aluno optar por esta modalidade de avaliação, terá que assistir a um mínimo de 80% das aulas leccionadas. B. Avaliação da Unidade Curricular através de um exame final a realizar nas épocas normais de exames cotado para 20 valores. Este exame deverá incluir a matéria das duas frequências da modalidade de avaliação atrás referida e terá a duração de uma hora e meia. Se o aluno tiver nota inferior a 7.5 reprova; se tiver nota igual ou superior a 9.5 fica aprovado; se tiver de 7.5 a 9.4 terá que fazer um exame oral. A nota final é a média das notas dos dois exames.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objectivo fornecer aos alunos os elementos necessários que lhes permitam utilizar adequadamente a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação na área da gestão. Assim, tendo em conta a importância da carta de negócios no desempenho da empresa, será estudada a forma da carta de negócios e os diferentes tipos existentes. Documentos importantes serão analisados no capítulo que se refere a pagamentos: a factura, o extracto de conta, a nota de débito e a nota de crédito. A par da terminologia específica desta área, serão ainda feitas a revisão e a consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa.
Programa
Conteúdos programáticos.
Correspondência de Negócios:
1. Componentes de uma carta
a) Linguagem
b) Tom
c) Foco da Atenção
d) Comprimento
2. A forma da carta de negócios
3. Diferentes tipos de cartas
a) Ofertas
b) Pedidos de informação
c) Respostas a pedidos de informação
d) Encomendas
e) Pagamentos
f) Reclamações, pedidos de desculpa e ajustamentos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste - 40.0%
- - Trabalho Final - 20.0%
- - Teste - 40.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ASHLEY, A. (2003) A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.
BAADE, Kate (2018) Business result: Business English you can take to work today. Oxford: Oxford University Press
ECKERSLEY, C. E. and W. Kaufmann (1963) English Commercial Practice and Correspondence. London: Longman.
GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004, 2ª edição) Glossário de Contabilidade: Inglês-Português. ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra
IRVINE, Mark and Marion Cadman (2003) Commercially Speaking. Oxford: Oxford University Press.
MASCULL, Bill (2002) Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
MYERS, Geoffrey (1996) Take a Letter. An Introduction to Writing Business Letters in English. London: Macmillan.
NATEROP, B. (1977) Business Letters for All. Oxford: Oxford University Press.
WILSON, James M., Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004) Manual de Correspondência: Inglês-Português. Coimbra: Almedina.