Inglês Aplicado às Ciências Empresariais IV

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos da Língua Inglesa correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, sendo, assim, a primeira parte da aula mais expositiva e a segunda a aplicação prática da primeira. Avaliação: A. Avaliação da Unidade Curricular através de duas frequências a realizar nas horas lectivas e de um trabalho prático, individual ou em grupo, a apresentar igualmente nas horas lectivas. Assim: – Testes: 15 valores (7.5+7.5) – Trabalho prático: 5 valores. Se o aluno optar por esta modalidade de avaliação, terá que assistir a um mínimo de 80% das aulas leccionadas. B. Avaliação da Unidade Curricular através de um exame final a realizar nas épocas normais de exames cotado para 20 valores. Este exame deverá incluir a matéria das duas frequências da modalidade de avaliação atrás referida e terá a duração de uma hora e meia. Se o aluno tiver nota inferior a 7.5 reprova; se tiver nota igual ou superior a 9.5 fica aprovado; se tiver de 7.5 a 9.4 terá que fazer um exame oral. A nota final é a média das notas dos dois exames.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objectivo fornecer aos alunos os elementos necessários que lhes permitam utilizar adequadamente a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação na área da gestão. Assim, tendo em conta a importância da carta de negócios no desempenho da empresa, será estudada a forma da carta de negócios e os diferentes tipos existentes. Documentos importantes serão analisados no capítulo que se refere a pagamentos: a factura, o extracto de conta, a nota de débito e a nota de crédito. A par da terminologia específica desta área, serão ainda feitas a revisão e a consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa.  

Programa

Conteúdos programáticos.

Correspondência de Negócios:

1. Componentes de uma carta

a) Linguagem

b) Tom

c) Foco da Atenção

d) Comprimento

 

2. A forma da carta de negócios

 

3. Diferentes tipos de cartas

a) Ofertas

b) Pedidos de informação

c) Respostas a pedidos de informação

d) Encomendas

e) Pagamentos

 f) Reclamações, pedidos de desculpa e ajustamentos

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste - 40.0%
  • - Trabalho Final - 20.0%
  • - Teste - 40.0%
Avaliação Final
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ASHLEY, A. (2003) A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.

BAADE, Kate (2018) Business result: Business English you can take to work today. Oxford: Oxford University Press

ECKERSLEY, C. E. and W. Kaufmann (1963) English Commercial Practice and Correspondence. London: Longman.

GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004, 2ª edição) Glossário de Contabilidade: Inglês-Português. ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra

IRVINE, Mark and Marion Cadman (2003) Commercially Speaking. Oxford: Oxford University Press. 

MASCULL, Bill (2002) Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.

MYERS, Geoffrey (1996) Take a Letter. An Introduction to Writing Business Letters in English. London: Macmillan.

NATEROP, B. (1977) Business Letters for All. Oxford: Oxford University Press.

WILSON, James M., Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004) Manual de Correspondência: Inglês-Português. Coimbra: Almedina.