Inglês Aplicado às Ciências Empresariais

Conhecimentos de Base Recomendados

O domínio da língua inglesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais elementares é essencial para um bom aproveitamento a esta unidade curricular.

 

 

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico práticas; desta forma, a primeira parte da aula será mais expositiva e na segunda parte far-se-á a
aplicação prática da primeira.

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.

Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.

Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhes permitam utilizar adequadamente a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação no mundo dos negócios.

Assim, tendo em conta a importância da carta de negócios no desempenho da empresa, será estudada a forma da carta de negócios e os diferentes tipos existentes.

Documentos importantes serão analisados no capítulo que se refere a pagamentos: a fatura, o extrato de
conta, a nota de débito e a nota de crédito.

A par da terminologia específica desta área, serão ainda feitas a revisão e a consolidação de estruturas
gramaticais elementares e intermédias da Língua Inglesa.

Programa

A. Números / Cálculo

1. Números cardinais

2. Números de telefone

3. Números ordinais

4. Sinais e símbolos matemáticos

B. Correspondência comercial e documentos de faturação

1. Pedidos de informação

2. Respostas a pedidos de informação

3. Encomendas

4. Pagamento: faturas

5. Extratos de contas

5.1 Notas de débito

5.2 Notas de crédito

C. Candidatura a um emprego

1. Anúncios de emprego

2. Carta de candidatura

3. Curriculum vitae

4. Entrevista de emprego

D. Marketing e Publicidade

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ASHLEY, A. (2003). A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.

CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2008). English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.

FERRAINO, Cindy (2010). The Complete Dictionary of Accounting & Bookkeeping Terms Explained Simply. Atlantic Publishing Group Inc.

GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português (1ª ed. 2000). ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.

HARMAN, Clive M. (2016). All You Need To Know About Job Searching Skills: C. V. / Resume: Cover Letters: Interviewing Techniques Application Forms For Home Study or Training Candidates. Createspace Independent Publishing Platform.

HOPKINS, David and Harold Randall (2017). Cambridge International AS and A Level Accounting Coursebook. Cambridge: Cambridge University Press.

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MARKS, Jon (2009). Check your English Vocabulary for Banking and Finance. London: Bloomsbury.

SCOTT, Roger, John Adams (2020). English for Accountancy in Higher Education Studies. Garnet Education.

TAYLOR, Shirley (2012). Model Business Letters, Emails and Other Business Documents. Harlow: Pearson Education Limited.

WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.