Conhecimentos de Base Recomendados
O domínio da língua inglesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais elementares é essencial para um bom aproveitamento a esta unidade curricular.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico práticas; desta forma, a primeira parte da aula será mais expositiva e na segunda parte far-se-á a
aplicação prática da primeira.
Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.
Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.
Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhes permitam utilizar adequadamente a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação no mundo dos negócios.
Assim, tendo em conta a importância da carta de negócios no desempenho da empresa, será estudada a forma da carta de negócios e os diferentes tipos existentes.
Documentos importantes serão analisados no capítulo que se refere a pagamentos: a fatura, o extrato de
conta, a nota de débito e a nota de crédito.
A par da terminologia específica desta área, serão ainda feitas a revisão e a consolidação de estruturas
gramaticais elementares e intermédias da Língua Inglesa.
Programa
A. Números / Cálculo
1. Números cardinais
2. Números de telefone
3. Números ordinais
4. Sinais e símbolos matemáticos
B. Correspondência comercial e documentos de faturação
1. Pedidos de informação
2. Respostas a pedidos de informação
3. Encomendas
4. Pagamento: faturas
5. Extratos de contas
5.1 Notas de débito
5.2 Notas de crédito
C. Candidatura a um emprego
1. Anúncios de emprego
2. Carta de candidatura
3. Curriculum vitae
4. Entrevista de emprego
D. Marketing e Publicidade
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ASHLEY, A. (2003). A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.
CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2008). English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.
FERRAINO, Cindy (2010). The Complete Dictionary of Accounting & Bookkeeping Terms Explained Simply. Atlantic Publishing Group Inc.
GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português (1ª ed. 2000). ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.
HARMAN, Clive M. (2016). All You Need To Know About Job Searching Skills: C. V. / Resume: Cover Letters: Interviewing Techniques Application Forms For Home Study or Training Candidates. Createspace Independent Publishing Platform.
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TAYLOR, Shirley (2012). Model Business Letters, Emails and Other Business Documents. Harlow: Pearson Education Limited.
WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.