Inglês I

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter nível de inglês de B1

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:

– Revisão dos itens gramaticais, com explicação e prática de exercícios;

– Leitura e análise de diversos tipos de texto visando a aquisição de vocabulário na área de estudos; 

– Exercícios de aplicação desse vocabulário;                                                             

-Elaboração de trabalhos sob orientação;

-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.

Resultados de Aprendizagem

1. Aperfeiçoar as aptidões linguísticas para um nível B2 2. Melhorar a correcção linguística da expressão oral e escrita 3. Aprender estruturar uma composição com base na utilização de tópicos 4. Elaborar uma carta informal 5. Apresentar e desenvolver uma apresentação oral 6. Preparar os alunos para o exame externo de inglês, nível B2, do Cambridge University First Certificate.

Programa

1. Revisão de itens gramaticais: adjetivos, interrogativas e negativas com verbo auxiliar, verbos – tempos verbais (forma simples e contínua), verbos modais e frasais, nomes/substantivos, preposições de lugar e tempo, etc.

2. Consolidação do vocabulário: vida quotidiana, sentimentos, transportes, prefixos/sufixos, emprego, carreiras, gestão do tempo, numerais, sinais e símbolos matemáticos, internet, palavras-passe, vocabulário relacionado com o trabalho, o comércio eletrónico, ataques cibernéticos.

3. Desenvolvimento da compreensão textual: interpretação, exercícios de verdadeiro/falso, preenchimento de espaços.

4. Melhoramento da capacidade auditiva: anotações, escolha múltipla.

5. Familiarização com a escrita académica e comercial: a escrita informal e formal.

6. Aperfeiçoamento de técnicas de oralidade: comparação, argumentação e debate.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Maja, Olejniczak (2011). English for Information Technology. Harlow/England: Pearson/Longman.

Murphy, Raymond (2004). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.

Redman, Stuart (2003). English Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.

Sinclair, J. M. (1998). Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins.