Conhecimentos de Base Recomendados
Ter nível de inglês de B1
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
– Revisão dos itens gramaticais, com explicação e prática de exercícios;
– Leitura e análise de diversos tipos de texto visando a aquisição de vocabulário na área de estudos;
– Exercícios de aplicação desse vocabulário;
-Elaboração de trabalhos sob orientação;
-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
Resultados de Aprendizagem
1. Aperfeiçoar as aptidões linguísticas para um nível B2 2. Melhorar a correcção linguística da expressão oral e escrita 3. Aprender estruturar uma composição com base na utilização de tópicos 4. Elaborar uma carta informal 5. Apresentar e desenvolver uma apresentação oral 6. Preparar os alunos para o exame externo de inglês, nível B2, do Cambridge University First Certificate.
Programa
1. Revisão de itens gramaticais: adjetivos, interrogativas e negativas com verbo auxiliar, verbos – tempos verbais (forma simples e contínua), verbos modais e frasais, nomes/substantivos, preposições de lugar e tempo, etc.
2. Consolidação do vocabulário: vida quotidiana, sentimentos, transportes, prefixos/sufixos, emprego, carreiras, gestão do tempo, numerais, sinais e símbolos matemáticos, internet, palavras-passe, vocabulário relacionado com o trabalho, o comércio eletrónico, ataques cibernéticos.
3. Desenvolvimento da compreensão textual: interpretação, exercícios de verdadeiro/falso, preenchimento de espaços.
4. Melhoramento da capacidade auditiva: anotações, escolha múltipla.
5. Familiarização com a escrita académica e comercial: a escrita informal e formal.
6. Aperfeiçoamento de técnicas de oralidade: comparação, argumentação e debate.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Maja, Olejniczak (2011). English for Information Technology. Harlow/England: Pearson/Longman.
Murphy, Raymond (2004). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
Redman, Stuart (2003). English Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
Sinclair, J. M. (1998). Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins.