Conhecimentos de Base Recomendados
Ter um nível B1 de inglês
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
– Revisão dos itens gramaticais, com explicação e prática de exercícios;
– Leitura e análise de diversos tipos de texto visando a aquisição de vocabulário na área de estudos;
– Exercícios de aplicação desse vocabulário;
-Elaboração de trabalhos sob orientação;
-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
Resultados de Aprendizagem
1. Aperfeiçoar as aptidões linguísticas para o nível B2.
2. Melhorar a correção linguística da expressão oral e escrita
3. Organizar e desenvolver uma redação de caráter descritiva, um relatório e um pequeno artigo
4. Ser capaz de distinguir entre a linguagem formal e informal, bem como elaborar correctamente ambos os estilos
5. Considerar os prós e contras na expressão oral
Programa
1. Revisão dos Pontos fulcrais da gramática: reported/direct speech, giving opinions, agreeing/disagreeing, gerunds/infinitives, giving advice, present perfect, used to/would, modal verbs
2. Consolidação do vocabulário: ways of talking, relationships, phrasal verbs, education, word formation, entertainment, clothes, body and health
3. Desenvolvimento da compreensão textual: reading between the lines, multiple matching, gapped texts of paragraphs, jigsaw reading
4. Melhoramento da capacidade auditiva: multiple choice, multiple matching, note taking, true/false, comprehension questions
5. Familiarização com a escrita académica e comercial: writing an article, punctuation, writing a report, a descriptive composition of a person, a formal letter of complaint
6. Aperfeiçoamento da oralidade: roleplay, describing, explaining, comparison and contrast, discussion
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Maja, Olejniczak (2011). English for Information Technology. Harlow/England: Pearson/Longman.
Murphy, Raymond (2004). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
Redman, Stuart (2003). English Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
Sinclair, J. M. (1998). Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins.