Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Inglês correspondentes ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem utiliza uma combinação de métodos complementares: -Exposição oral dos conteúdos básicos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas, que suscitam a participação dos estudantes; -Leitura e análise de diversos tipos de texto visando a aquisição de vocabulário na área do Turismo; – Audição de palestras e visionamento de pequenos filmes e documentários visando a aquisição de vocabulário na área do Turismo; -Elaboração de trabalhos sob orientação; -Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
Resultados de Aprendizagem
1. Ler e compreender textos escritos de várias tipologias, de complexidade intermédia, sobre vários aspetos relacionados com o Turismo: Identificar os aspetos relevantes desses textos; Compreender o vocabulário técnico e elaborar um glossário Inglês-Português; Inferir o significado de palavras através do contexto.
2. Escrever textos sobre tópicos da UC, usando as regras da Língua Inglesa: Desenvolver técnicas de caracterização e descrição; Elaborar resumos; Utilizar vocabulário específico de Turismo; Utilizar com correção as estruturas linguísticas e gramaticais da Língua Inglesa.
3. Compreender palestras, pequenos filmes e documentários: Identificar tópicos pertinentes, anotando as ideias principais; Preencher fichas de trabalho.
4. Realizar apresentações orais sobre temáticas do Turismo: Elaborar um programa de visita ou de itinerário.
Programa
1.Turismo e viagens: Destinos de férias; Turismo ativo – atividades aquáticas; Turismo cultural – descobrir o património e a cultura de diferentes lugares; Opções de transporte sustentável público e privado.
2. Ecoturismo, turismo de natureza, turismo sustentável e turismo responsável: Desenvolvimento de vocabulário relacionado com a natureza e a vida selvagem; Ilhas e arquipélagos; Características geográficas; Atividades ao ar livre.
3. Turismo rural: Casas de campo; Tipos de alojamento.
4. Locais históricos, culturais e naturais que são Património Mundial da UNESCO em Portugal.
5. Gramática: tempos verbais; conetores e conjunções.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste teórico-prático - 100.0%
- - Apresentação oral - 40.0%
- - Teste escrito - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Answers.com – Online Dictionary, Encyclopedia and much more. Disponível em WWW:URL:http://www.answers.com.
DUBICKA, I & O’KEEFFE, M (2013). English for International Tourism. Harlow: Pearson Education Limited.
JONES, L (1998). Welcome. English for the Travel and Tourism Industry. Cambridge: Cambridge University Press.
MURPHY, R (2004). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
SINCLAIR, JM (1998). Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins.
Textos de Apoio elaborados pela docente.