Inglês III

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são variadas e abrangem desde o ‘role playing’ perspectivando uma situação profissional futura, passando por leitura de textos extensos do domínio da área de referência. 

Resultados de Aprendizagem

1. Ler e compreender textos escritos de várias tipologias na área do Turismo; Identificar os principais tópicos abordados nesses textos; Compreender o vocabulário técnico e elaborar um glossário Inglês-Português; Inferir o significado de palavras através do contexto.

2. Escrever textos sobre tópicos da UC, usando as regras da língua inglesa; Melhorar técnicas de descrição; Elaborar resumos para brochuras; Utilizar vocabulário técnico; Compreender palestras, filmes e documentários.

3.1 Produzir oralmente resumos e paráfrases; Preencher fichas de trabalho.

4. Realizar apresentações orais sobre temáticas do Turismo; Elabora um programa de visita ou de itinerário.

5. Utilizar vocabulário específico de Turismo num contexto pragmático-funcional (currículo, carta de candidatura e de apresentação, carta formal, e-mail, folhetos).

Programa

1. Leitura e compreensão de vários tipos de textos escritos na área do Turismo: O mundo do turismo e as tendências atuais (estatísticas, datas); Viagens organizadas (património natural e cultural, rotas); Serviços de hotelaria, alimentação, bebidas; Turismo de Natureza (observação de fauna, atividades equestres, aventura e desporto).

2.Produção de textos sobre tópicos da UC, usando as regras da língua inglesa: Desenho de um pacote turístico, Promoção de uma região, produto ou serviço turístico.

3. Palestras, filmes e documentários: Visionamento de filmes.

4. Apresentações orais sobre temáticas do Turismo: Estrutura uma apresentação; Elaboração de um programa de visita ou de itinerário.

5. Utilização de vocabulário específico de Turismo num contexto pragmático-funcional: Postos de Turismo (informação turística, inquéritos); Reservas, “checking in, checking out”, negociações, gestão de reclamações; Elaboração de currículo, carta de candidatura e de apresentação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho escrito - 25.0%
  • - Teste escrito - 25.0%
  • - Dois trabalhos com expressão oral - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

DOFS, K (2012)-Autonomous Language Learning. Christchurch: CPIT Printery.

DONNELAN, C. (ed.) (2002)–The Tourism Issue. Issues vol. 33. Cambridge: Independence Educational Publishers.

HARDING, K (1999)–Going International. English for Tourism. Oxford: Oxford University Press.

HARDING, K et al. (2001)-High Season. English for the Hotel and Tourism Industry. Oxford: Oxford University Press.

ICEP (1999)–Portugal: Seven Good Reasons to Visit. Video cassette. Investimento, Comércio e Turismo de Portugal.

JACOB, M et al. (1997)–English for International Tourism. Harlow: Longman.

JONES, L (1998)–Welcome. English for the Travel and Tourism Industry. Cambridge: Cambridge University Press.

MOL, H (2008)-English for Tourism and Hospitality in Higher Education Studies. Reading: Garnet Publishing.

PAGE, S et al. (2001)–Tourism: A Modern Synthesis. London: Thomson Learning

STUTT, P.(2013)- English for International Tourism. Harlow: Pearson Education Limited.