Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino são variadas e abrangem desde o ‘role playing’ perspetivando uma situação profissional futura, passando por leitura de textos extensos do domínio da área de referência.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver capacidades linguísticas em língua inglesa, mormente a nível da comunicação oral, usando vocabulário específico de turismo num contexto pragmático-funcional.
2. Usar apropriada e fluentemente a língua inglesa revelando a interiorização das suas regras e do seu funcionamento.
3. Interagir eficazmente nos debates e discussões sobre turismo mobilizando conhecimentos adquiridos noutras disciplinas.
4. Ler e interpretar textos extensos dentro da sua área específica.
5. Elaborar textos claros e variados nos diferentes tópicos dos conteúdos temáticos.
6. Dominar estratégias de superação de dificuldades, valorizando o risco como forma natural de aprender.
7. Desenvolver estratégias de organização do seu processo de aprendizagem com vista à autonomia e à responsabilização da estruturação da sua competência linguística.
Programa
1. O mundo do Turismo: Experiências pessoais; Perspetiva histórica; Tipos de atividades de lazer; Tipos de alojamento; Transportes; Terminologia do turismo
2. Promoção de um destino: Caracterização de uma atração/recurso turístico; Marketing, e.g. elaboração de folhetos
3.O guia turístico: Planeamento de atividades; Descrição de itinerários e visitas guiadas no campus da ESAC; Interpretação vs. informação em turismo; Terminologia do guia turístico
4. Turismo em espaços rurais e naturais: Turismo sustentável; Ecoturismo; Agroturismo
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - 2 Trabalhos com expressão oral - 50.0%
- - Trabalho escrito - 25.0%
- - Teste escrito - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
DOFS, K (2012)-Autonomous Language Learning. Christchurch:CPIT Printery.
DONNELAN, C (ed.) (2002)–The Tourism Issue. Issues vol. 33. Cambridge: Independence Educational Publishers.
HARDING, K (1999)–Going International. English for Tourism. Oxford: Oxford University Press.
ICEP (1999)–Portugal: Seven Good Reasons to Visit. Video cassette. Investimento, Comércio e Turismo de Portugal.
JACOB, M et al. (1997)–English for International Tourism. Harlow: Longman.
JONES, L (1998)–Welcome. English for the Travel and Tourism Industry. Cambridge: Cambridge University Press.
MOL, H (2008)-English for tourism and Hospitality in Higher Education Studies. Reading: Garnet Publishing.
PAGE, S et al. (2001)–Tourism: A Modern Synthesis. London: Thomson Learning.