Inglês IV

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são variadas e abrangem desde o ‘role playing’ perspetivando uma situação profissional futura, passando por leitura de textos extensos do domínio da área de referência.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver capacidades linguísticas em língua inglesa, mormente a nível da comunicação oral, usando vocabulário específico de turismo num contexto pragmático-funcional.

2. Usar apropriada e fluentemente a língua inglesa revelando a interiorização das suas regras e do seu funcionamento.

3. Interagir eficazmente nos debates e discussões sobre turismo mobilizando conhecimentos adquiridos noutras disciplinas.

4. Ler e interpretar textos extensos dentro da sua área específica.

5. Elaborar textos claros e variados nos diferentes tópicos  dos conteúdos temáticos.

6. Dominar estratégias de superação de dificuldades, valorizando o risco como forma natural de aprender.

7. Desenvolver estratégias de organização do seu processo de aprendizagem com vista à autonomia e à responsabilização da estruturação da sua competência linguística.

Programa

1. O mundo do Turismo: Experiências pessoais; Perspetiva histórica; Tipos de atividades de lazer; Tipos de alojamento; Transportes; Terminologia do turismo

2. Promoção de um destino: Caracterização de uma atração/recurso turístico; Marketing, e.g. elaboração de folhetos

3.O guia turístico: Planeamento de atividades; Descrição de itinerários e visitas guiadas no campus da ESAC; Interpretação vs. informação em turismo; Terminologia do guia turístico

4. Turismo em espaços rurais e naturais: Turismo sustentável; Ecoturismo; Agroturismo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - 2 Trabalhos com expressão oral - 50.0%
  • - Trabalho escrito - 25.0%
  • - Teste escrito - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

DOFS, K (2012)-Autonomous Language Learning. Christchurch:CPIT Printery.

DONNELAN, C (ed.) (2002)–The Tourism Issue. Issues vol. 33. Cambridge: Independence Educational Publishers.

HARDING, K (1999)–Going International. English  for Tourism. Oxford: Oxford University Press.

ICEP (1999)–Portugal: Seven Good Reasons to Visit. Video cassette. Investimento, Comércio e Turismo de Portugal.

JACOB, M et al. (1997)–English for International Tourism. Harlow: Longman.

JONES, L (1998)–Welcome. English for the Travel and Tourism  Industry. Cambridge: Cambridge University Press.

MOL, H (2008)-English for tourism and Hospitality in Higher Education Studies. Reading: Garnet Publishing.

PAGE, S et al. (2001)–Tourism: A Modern Synthesis. London: Thomson Learning.